Barueri inicia campanha do Outubro Rosa no dia 1º

Ação do Outubro Rosa visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, além da realização de caminhadas, palestras e distribuição de panfletos informativos e monumentos do município iluminados na cor rosa

A campanha do Outubro Rosa deste ano será iniciado amanhã, dia 1º, em cerimônia na Secretaria da Mulher de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. No decorrer do mês, diversas ações em prol da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa 2019

A campanha Outubro Rosa 2019 terá como tema “Fique Rosa Você Também”. A iniciativa promoverá palestras gratuitas em UBSs, bibliotecas, Fórum e no Centro de Eventos de Barueri. Além disso, aulas esportivas e abertas ao público (exceto as aquáticas), serão realizadas na Secretaria da Mulher, com acesso gratuito. Também serão feitas caminhadas, distribuição de panfletos informativos e os principais pontos do município ficarão iluminados à noite na cor rosa.

Programação esportiva

Em relação à programação esportiva do Outubro Rosa deste ano, será realizada uma aula de ioga, no Parque Municipal, na sexta-feira (4), às 9h. No dia seguinte, às 8h acontecerá uma caminhada, partindo do Arena Barueri, rumo ao Ginásio José Corrêa. No dia 9, terá aulas de alongamento e dança no vão livre da Secretaria da Mulher, às 10h. Por fim, no dia 22, haverá uma aula experimental de capoeira na Praça da Vila Porto, às 18h.

Doação de mechas para a campanha do Outubro Rosa

Nesta quarta-feira (2), das 9h às 16h, no Bulevar Central, haverá uma ação para doação de mechas de cabelo, que serão revertidas para confecção de perucas para pacientes em tratamento do câncer. Também nesta região da cidade, no dia 16, das 9h às 12h, serão distribuídos laços, que são símbolos da campanha. E no mesmo dia, ocorrerá o “2º Fórum Municipal de Atenção à Saúde da Mulher”, com palestras no Centro de Eventos, localizado na Vila Porto, das 13h30 às 17h.

Roda de conversa

Além disso, no dia 23, às 10h, a campanha do Outubro Rosa promoverá uma roda de conversa sobre “Sexualidade para reflexão e orientação após descoberta do câncer de mama”, na Secretaria da Mulher. O encontro será mediado pelas integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que é um serviço municipal que disponibiliza assistência para mulheres que estão combatendo a doença, por meio de: doação de lenços e sutiãs pós-mastectomia, aulas de artesanato para geração de renda, momentos de embelezamento, oficinas de alimentação saudável, palestras, passeios, terapias alternativas e rodas de conversa.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer de Mama, aproximadamente 59 mil casos de câncer de mama podem surgir no Brasil neste ano.

Fonte: site Barueri na Rede – jornal independente

*Foto: Divulgação