Início Saúde Câncer entre mais jovens cresce nos EUA, diz nova pesquisa

Câncer entre mais jovens cresce nos EUA, diz nova pesquisa

por Plataforma dos Municípios
Câncer entre mais jovens cresce nos EUA, diz nova pesquisa

Câncer entre mais jovens tem maior registro entre pessoas de 30 a 39 anos; hábitos pouco saudáveis, como consumir álcool e cigarro, dormir mal e ser sendário, estão entre os fatores para a alta da doença

Casos de câncer têm aumentado entre norte-americanos jovens com menos de 50 anos, principalmente em pessoas de 30 a 39 anos. É o que revela um novo estudo realizado por pesquisadores de Cingapura, Estados Unidos, Austrália e Alemanha e publicado na revista científica JAMA Network Open.

Câncer entre mais jovens

Para chegar aos resultados de detecção de câncer entre mais jovens, a equipe envolvida no trabalho analisou dados de mais de 560 mil pacientes nos Estados Unidos diagnosticados entre 2010 e 2019 com câncer de início precoce.

Neste caso, os especialistas descobriram que, no geral, os casos nessa população aumentaram quase 1% no período, passando de 56.051 para 56.468. Na faixa etária de 30 a 39 anos, a alta foi de cerca de 19%.

Além disso, as mulheres jovens foram as mais afetadas: a taxa de diagnósticos entre elas subiu 44%. Em relação à raça, constatou-se maior aumento em pacientes asiáticos ou das ilhas do Pacífico (32%) e hispânicos (28%).

Aumentos são preocupantes

Contudo, embora pessoas com menos de 50 anos ainda representar uma parcela relativamente pequena dos casos gerais de câncer, especialistas afirmam que os aumentos são preocupantes.

Segundo Otis Brawley, oncologista do Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center no Johns Hopkins, ao jornal The Washigton Post, trata-se de “uma tendência importante, especialmente importante se continuar, mas é uma pequena parte do que está acontecendo na oncologia”.

Os médicos explicam que há várias razões possíveis por trás desse movimento: obesidade, hábitos pouco saudáveis, incluindo consumo de álcool e cigarro, dormir mal e ser sedentário. Mas também fatores ambientais, como exposição a poluentes e produtos químicos cancerígenos.

Por outro lado, com o avanço da medicina, alguns tratamentos de hoje podem ser mais eficazes. É o que vem demonstrando a técnica de Indução de Proteínas de Choque Térmico, desenvolvida pelo médico brasileiro e radicado nos Estados Unidos, Marc Abreu. O método não invasivo é destinado ao tratamento de Alzheimer, Parkinson, distrofia muscular, ELA (esclerose lateral amiotrófica), esclerose múltipla e também para o câncer.

Tipos de câncer

Os tipos de câncer que registraram maiores índices nas pessoas com menos de 50 anos foram os gastrointestinais, incluindo cólon, apêndice e ducto biliar (tiveram aumento de 15%) e de mama (alta de 8%).

Por fim, outra pesquisa recente, realizada pela Sociedade Americana de Câncer, mostrou uma tendência de diagnóstico mais jovem nos tumores colorretal. Pelos dados, um em cada cinco novos casos nos Estados Unidos ocorre em pessoas com menos de 55 anos, uma taxa que quase dobrou nas últimas três décadas.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/medica-diagnosticando-um-melanoma-no-corpo-de-uma-paciente-do-sexo-feminino_25169044

Postagens relacionadas