Cine Santa Tereza: confira programação gratuita de clássicos nacionais

Mostra do Cine Santa Tereza exibirá 10 produções até 30 janeiro, entre elas, “O pagador de promessas” e “Deus e o diabo na terra do sol”

Uma mostra de cultura audiovisual será exibida no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG) até o dia 30 de janeiro. A novidade é que a programação será formada apenas por clássicos do cinema nacional.

Mostra do Cine Santa Tereza

Intitulada “À deriva: Errâncias e travessias no cinema brasileiro”, o evento contará com sessões gratuitas de quarta a domingo, sempre ás 19h. Serão 10 filmes, em que os protagonistas se deslocam por regiões do país: um retrato temático e também estético.

Destaques

Entre os destaques, estão clássicos da produção nacional, como:

  • “O pagador de promessas” (1962), de Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes;
  • “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), de Glauber Rocha, marco do Cinema Novo;
  • e “Iracema – Uma transa amazônica” (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, ficção que denuncia a situação da Amazônia durante o período militar.

Retomada

Por outro lado, a mostra também dá espaço a produções da chamada retomada do cinema nacional. Entre eles, produções nordestinas, como dois filmes do cearense Karim Aïnouz: “O céu de Suely” (2006) e “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), este em codireção com o pernambucano Marcelo Gomes. Outra produção de Gomes na programação é “Cinema, aspirinas e urubus” (2005). Complementa o destaque a esta região do país o filme “Árido movie” (2005), do diretor pernambucano Lírio Ferreira.

Programação infantil

Ainda neste mês, o Cine Santa Tereza trará uma programação dedicada às crianças. Serão quatro longas-metragens, um por semana, com sessões às 16h30.

No fim de semana aconteceu a exibição da animação “O grilo feliz” (2001), de Walbercy Ribas, que acompanha os habitantes da floresta amazônica.

As outras animações são “Turma da Mônica em uma aventura no tempo” (2007, de 12 a 16/1); “O grilo feliz e os insetos gigantes” (2009, de 19 a 23/1); e “O garoto cósmico” (2007, 26 a 30/1).

Serviço

À DERIVA: ERRÂNCIAS E TRAVESSIAS NO CINEMA BRASILEIRO

O Cinema fica na rua Estrela do Sul, 89, no bairro de Santa Tereza.

A entrada é gratuita, com ingressos que devem ser retirados na bilheteria ou pelo site Disk Ingressos.

A programação completa pode ser consultada no portal oficial do cinema.

*Foto: Reprodução