Início Sustentabilidade Entenda o que é o Pacto Global da ONU e como aderir

Entenda o que é o Pacto Global da ONU e como aderir

por Plataforma dos Municípios
Entenda o que é o Pacto Global da ONU e como aderir

A CEO do grupo Clara Resorts, Taiza Krueder, mostra como apoiar essa causa e implementar ações sustentáveis

O Pacto Global das Nações Unidas foi criado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Trata-se de um convite para que as empresas de todo o mundo se alinhem com os dez princípios universais aplicados em ações voltadas para os temas: Meio Ambiente, Trabalho, Anticorrupção e Direitos Humanos.

No Brasil, o Pacto Global da ONU foi desenvolvido em 2003 e já conta com mais de 1.900 participantes. Entre os exemplos, está o grupo Clara Resorts, da empresária Taiza Krueder, que há mais de 20 anos atua no segmento hoteleiro e oferece serviços e atendimentos que se adequam às práticas de ESG (em português indica Ambiental, Social e Governança).

Adesão ao Pacto Global da ONU

O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para aderir, as empresas devem preencher requisitos importantes e estarem estruturadas de acordo com as práticas sugeridas.

Ao avaliar o convite enviado pela Organização das Nações Unidas, Taiza Krueder ficou honrada e surpresa ao identificar que o grupo já cumpre todos os requisitos. “Ao ler o texto enviado pela ONU, ficamos extremamente lisonjeados ao constatar que estávamos de tal maneira compromissados com a sustentabilidade que não precisamos nos adequar a nenhum dos requisitos! E além de cumprirmos todos os prescritos, estamos além!”, salienta Taiza Krueder.

Ações sustentáveis

As operações das duas unidades do Clara Resorts utilizam energia solar para aquecer a água utilizada para abastecer os apartamentos e as piscinas. Os hotéis contam com estações que fazem o tratamento completo de água e esgoto, além disso, os recursos hídricos são reutilizados na irrigação e foram instalados filtros de água em todos os quartos, evitando o descarte de 300 mil garrafas de plástico por ano.

O cultivo de hortas orgânicas, a reciclagem e a separação de resíduos promovem uma operação mais sustentável. As instalações dos resorts respeitam as áreas verdes, preservando e respeitando todo o ecossistema local. Na unidade de Dourado, por exemplo, Taiza Krueder estabeleceu a plantação de 50 mil árvores seringueiras e árvores frutíferas, incentivando a proteção ambiental e estimulando a presença de animais nativos.

Iniciativas sociais

Taiza Krueder também incentiva ações sociais e destaca que: “como parte da jornada ESG incentivamos os hóspedes a se juntarem a nós em um movimento de voluntariado com a taxa social, na qual 100% dos recursos arrecadados são direcionados para iniciativas que impactam positivamente as comunidades de Ibiúna e Dourado”.

Empresas que aderem ao Pacto Global da ONU valorizam os produtores locais, apoiam iniciativas sociais e fortalecem a economia da região em que estão presentes. Em seu último projeto, o Clara Arte, construído em Brumadinho (MG), a empresária fez questão de que todos os profissionais envolvidos fossem mineiros.

Taiza destaca ainda que essa adesão é um passo importante, mas não é o seu único objetivo. “O importante é que sempre fizemos o certo e não é pela certificação ou reconhecimento. E agora, ao aderirmos ao pacto, temos mais um bom motivo para seguirmos adiante em nosso compromisso com a sustentabilidade”, conclui a empresária.

Conheça Taiza Krueder

Taiza Krueder é a CEO do Clara Resorts, grupo que inclui o Clara Ibiúna Resort e o Santa Clara Eco Resort, ambos focados em luxo e sustentabilidade. Formada em Administração e Gastronomia, Krueder tem uma trajetória marcada por seu envolvimento com a gastronomia e o empreendedorismo, começando no restaurante da família. Ela também participa da Young President Organization e apoia a ONG Ecociente, além de mentorear mulheres empreendedoras.

Além de sua atuação empresarial, Taiza é autora do livro “O Sabor de Compartilhar”, que apresenta mais de 70 receitas. Recentemente, ela investiu R$ 300 milhões na construção de propriedades próximas ao Instituto Inhotim, com previsão de inauguração para dezembro. O projeto visa oferecer uma experiência imersiva no museu, com foco em sustentabilidade e responsabilidade social.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/campanha-empresarial-de-rse-de-maos-dadas_17229783.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=32cee4c4-85d8-4a4d-b7b6-4c268d542ba9

Postagens relacionadas