Escolas do Recife passam a emitir RG para saque do auxílio emergencial

Ao todo, quatro escolas do Recife vão fazer o serviço a partir desta segunda; confira os endereços neste artigo

O Estado do Pernambuco vai contar a partir de hoje (11) com mais quatro escolas do Recife que vão emitir Carteiras de Identidade para residentes da região possam sacar o auxílio emergencial liberado pela Caixa Econômica Federal, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa política tem a parceria das secretarias de Defesa Social e de Educação, quatro estaduais, situadas no Recife, sendo duas no Centro da capital, uma na Zona Norte e outra na Zona Sul. A emissão do documento será realizada no período das 8h às 17h, se segunda a sexta-feira.

Pablo Carvalho, gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), ressalta que casos não associados à retirada do benefício da Caixa não serão atendidos. Para o atendimento, a pessoa deve levar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto de pagamento é emitido através do site do IITB. A previsão é de que o documento fique pronto em até três dias úteis.

Vale destacar que existe uma triagem na porta de cada escola do Recife para que apenas sejam atendidas as pessoas com documentação que comprove a urgência da solicitação. Podem ser apresentado também: rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode até mesmo ser uma captura de tela de smartphone ou computador) e extrato do FGTS.

Agentes com equipamentos de proteção

De acordo com o Governo do Estado, os funcionários envolvidos na ação estarão devidamente preparados com equipamento de proteção individual para melhor atender à população, evitando assim o risco de contágio da Covid-19.

A utilização do espaço escolar para o serviço de emissão do RG na capital pernambucana começou há uma semana, na Escola de Referência em Ensino Médio Sizanando Silveira, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife.

Com este colégio e as três escolas, conforme afirmação do Governo do Estado, as unidades possuem capacidade diária de emitir 1.200 carteiras de identidade no total. A previsão é de que o serviço descentralizado opere até quando estiver em ação o período de isolamento social em Pernambuco.

Confira abaixo os endereços das escolas do Recife que realizam a coleta  de coleta e emissão de RG:

Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira
Av. Jornalista Mário Melo, s/n, Santo Amaro

Ginásio Pernambucano da Cabugá
Av. Cruz Cabugá, 269 – Santo Amaro

Escola Técnica Estadual Dom Bosco
Estrada do Arraial, 3208, Casa Amarela

Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont
Av. Barão de Souza Leão, 792, Boa Viagem

Fonte: Folha de Pernambuco

*Foto: Reprodução/TV Globo