Início Cultura Fundação Carlos Gomes promove concertos gratuitos

Fundação Carlos Gomes promove concertos gratuitos

por Plataforma dos Municípios
fundação carlos gomes promove concertos gratuitos

Série de apresentações musicais acontece entre os dias 20 e 27 de agosto, por meio de uma parceria da Fundação Carlos Gomes com o Projeto Música nos Museus, em Belém do Pará

Na noite de ontem (20) foi iniciada uma série de apresentações musicais gratuitas promovidas pela Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com o Projeto Música nos Museus. O projeto integra o Programa Cultura por Todo o Pará, com apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM).

Fundação Carlos Gomes

O concerto de abertura foi realizado pelo Grupo de Música Antiga Belle Art, na Igreja de Santo Alexandre. Além disso, a apresentação também marcou o retorno dos conjuntos artísticos da Fundação Carlos Gomes aos concertos do segundo semestre do Projeto Música nos Museus.

As ações musicais promovidas dos museus do estado paraense tem por objetivo a possibilidade de difundir e popularizar a música de concerto. Além disso, a intenção é fazer com que estilo de canção se torne parte do dia a dia de Belém. As apresentações são desempenhadas por músicos e professores formados pela Fundação Carlos Gomes.

Apresentações

O Grupo de Música Antiga Belle Art interpretou na noite de ontem (20) as sonatas do período Barroco, entre elas: a “Sonata em in Fa Major/F Dur (In Imitation of Birds)”, de W. Williams; “Sonata em Sol Menor”, de F. Barsanti; “Sonata em Sol Menor”, do compositor P. Prowo. Também foram executadas as canções “My dearest, my fairest.” From “ Pausanias the betrayer” e “Sound the Trumpet”, de H. Purcell.

Já no dia 27 de agosto, às 19h, quem pisará no palco da Igreja de Santo Alexandre será a Orquestra de Violões. Para esta noite serão tocadas as músicas: “L’Evasion”, de Astor Piazzolla e “Trio Opus 12”, de F. Gragnani. Na primeira parte do espetáculo a plateia poderá conferir o Trio Camerístico de Violão. Em seguida, a Orquestra de Violões interpretará “Hojas e Domingo”, de Homero Pereira e Cantiga (Minar), “Ponteio e Catira” (Bate solo), do compositor Celso Machado; e “Le Circle Magique”, de Manuel de Falla; “Sarabande”, de G. F. Handel.

Sobre o Grupo Belle Art

O grupo foi criado pelo músico e professor Luís Balieiro. Atualmente, o conjunto recebe apoio da Fundação Carlos Gomes e é composto pelos músicos: Alda Célia Costa (canto), Joelson Silva Joca (percussão), José Pedro Martins (flauta doce), Juliana Medeiros (flauta doce), Luís Balieiro (flauta doce), e Mariluz Vidonho (canto), Pedro Henrique (flauta doce) e Rodolfo Santana (cravo).

Em relação às composições do Belle Art há uma integração de estilos antigos, como barroco e renascença, além de canções contemporâneas. Contudo, o grupo não deixa de lado sua origem de culturas amazônicas, que contribuem para o cenário musical do Pará, principalmente de sua capital Belém. Com essa mesclam, o público tem a chance de absorver as diferentes vertentes culturais promovidas pelo grupo.

Já o nome Belle Art vem de uma inspiração dos movimentos Art Nouveau e Belle Époque, que foram estilos estáticos ligados à arquitetura e design do final do século 19 e começo do 20.

Sobre a Orquestra de Violões

A Orquestra de Violões do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) nasceu em outubro de 2015, de uma iniciativa dos professores Cibelle Donza e Guaraci Portugal. O objetivo da orquestra é influenciar a prática de conjunto entre os professores e alunos de violão clássico.

Hoje, o conjunto possui 16 membros, vindos dos níveis básico e técnico, além de estudantes do curso de Bacharelado em Música do IECG. Seu repertório é variado e focado em obras escritas especialmente para a formação de orquestra de violões.

A Orquestra de Violões já participou de concertos importantes em Belém, entre eles: Festival Internacional de Música do Pará, Festival de Música Brasileira e Projeto Bravíssimo.

Sobre o Trio Camerístico de Violão

O Trio Camerístico de Violão é constituído pelos músicos: Guaraci Portugal, Rafael Aires e Thiago dos Remédios e foi criado dentro da disciplina Música de Câmara do IECG, em 2017. De lá para cá, o trio tem participado de grandes eventos de Música Erudita do Estado, como: Concurso Dóris Azevedo-2018, XXXIII Festival de Música Brasileira da IECG e Série Bravíssimo, entre outros.

Fonte: Diário Online

*Foto: Reprodução / Cristino Martins – Arquivo Ag. Pará

Postagens relacionadas