Início Cultura Museu de Arte Contemporânea de Niterói vira cenário de lives musicais

Museu de Arte Contemporânea de Niterói vira cenário de lives musicais

por Plataforma dos Municípios
museu de arte contemporânea de niterói vira cenário de lives musicais

Museu de Arte Contemporânea de Niterói também voltou a receber exposições

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que é um dos maiores cartões-postais da cidade, reabrirá com exposições em seu interior. Elas foram interrompidas na pandemia de Covid-19.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – exposição

Para isso, o MAC Niterói seguirá os protocolos sanitários, para trazer ao público cultura e arte, a partir da instalação tecnológica “im.fusion” na última sexta-feira (5). A proposta de reflexão da exposição diz respeito a uma interação com diferentes ambientes e contextos. Entretanto, para respeitar o distanciamento social, apenas seis pessoas são admitidas por sessão.

Três cenários explorados na exposição

Do micro ao macro, três cenários são explorados na exposição. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de uma floresta e, por fim, explora a imensidão do universo.

Durante 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais (gráficos e sonoros). Além disso, a tecnologia utilizada não requer contato físico. Sobre isso, Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada por mais de dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos, explicou:

“O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como nos relacionamos com a natureza. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas, como vírus e bactérias, exploramos imensidões como a Lua ou Marte. Essas relações inspiraram a criação da instalação.”

Serviço

Os ingressos para a experiência custam R$ 12 (inteira). A exposição ficará aberta até o dia 28 de março. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Lives musicais

Contudo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos marcos arquitetônicos da cidade. Sendo assim, agora ele também servirá como palco para apresentações musicais transmitidas pela internet.

O Festival de Verão, vinculado ao projeto Estação Guanabara, será realizado aos sábados deste mês, sempre às 17h, com live gravadas no MAC. Vale ressaltar que serão lives regadas a muito samba.

A cada semana o público vai conferir um show diferente no canal do YouTube Estação Guanabara. O primeiro show, no último sábado (6), ficou por conta do grupo Samba no Prato. Neste sábado será a vez do grupo Filhos de Oxóssi. No dia 20 o festival trará a banda Rio e Seus Baluartes — Tributo a Roberto Ribeiro. Por fim, no dia 29, o festival encerra as apresentações com Mulheres de Zeca, bloco criado pela cantora Dorina.

Lei Aldir Blanc

Lançado em maio de 2019, no Caminho Niemeyer, o Festival de Verão migrou para o formato virtual, como uma proposta oriunda da Lei Aldir Blanc, por meio do edital Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do governo federal.

*Foto: Divulgação/Renato Mangolin

Postagens relacionadas