Início História Patrimônios Culturais de Jundiaí: mostra está de volta durante a Festa da Uva

Patrimônios Culturais de Jundiaí: mostra está de volta durante a Festa da Uva

por Plataforma dos Municípios
Patrimônios Culturais de Jundiaí

Patrimônios Culturais de Jundiaí poderão ser visitados pelo público que passar pela 38ª edição do tradicional evento, e também por quem transitar pela 9ª Expo Vinhos

Com o intuito de receber os milhares de visitantes esperados para a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) trouxe de volta ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, no Centro, a exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí”.

Patrimônios Culturais de Jundiaí

De acordo com o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, os Patrimônios Culturais de Jundiaí, que esteve em cartaz em outubro e novembro do ano passado, está de volta. Trata-se de mais uma homenagem a alguns dos patrimônios e identidades da cidade.

O passeio que contempla a história da região é uma ótima sugestão para os moradores, e também para quem veio à cidade especialmente para a Festa da Uva e quiser aproveitar para conhecer mais sobre Jundiaí. E ainda pode esticar a visita até o Centro Histórico, onde fica o museu, afirma Peroni.

Origens

A mostra começa por retratar as origens da cidade do interior paulista. para isso, dedica diversos de seus ambientes para tratar da relevância de lugares como: o Teatro Polytheama, Hospital São Vicente de Paulo, Clube 28 de Setembro, Serra do Japi, Arquivo Histórico, o Centro das Artes, além do próprio Solar, onde o Museu está sediado.

Personalidades de Jundiaí

Personalidades da cidade também possuem o seu destaque na exposição. É o caso das famílias Queiroz Telles, Paes e Brunherotto, residentes do Solar; do jardineiro Adão e de Albina Maria de Jesus, a Nhá Lau, senhora escravizada e símbolo de luta e resistência. Contudo, ainda outros destaques, como: Carlota Edith Barbieri, mais conhecida por Maria dos Pacotes; Milton Domingos, mais famoso pelo nome de Carlitos; e Zé Carioca, pseudônimo do músico jundiaiense José do Patrocínio Oliveira, eternizado por seus trabalhos com Carmen Miranda e pela inspiração na personagem dos estúdios Walt Disney.

Serviço

A exposição fica em cartaz no museu até a segunda quinzena de fevereiro. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e funciona de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas