Início Negócios Pequenos negócios no Brasil: 2022 foi um ano de desafios e conquistas

Pequenos negócios no Brasil: 2022 foi um ano de desafios e conquistas

por Plataforma dos Municípios
Pequenos negócios no Brasil

Pequenos negócios no Brasil refletiram de modo positivo neste ano, segundo análise do Sebrae, que avaliou também os dois últimos anos de pandemia

Neste ano, as micro e pequenas empresas enfrentaram muitos desafios, mas também colheram frutos no meio do caminho. É o que afirma o Sebrae, que durante a pandemia trabalhou em prol de ajudar os donos de pequenos negócios espalhados por todo o Brasil.

Pequenos negócios no Brasil

Já é um fato que nos últimos dois anos, enquanto se preparava para celebrar a sua trajetória de 50 anos, em 2022, o Sebrae ajudou esses pequenos empresários a superarem a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Entre os destaques urgentes que precisavam ser implantados estava a inclusão destas pequenas empresas no meio digital. E com o crescimento da competitividade e produtividade, era muito necessária a introdução de práticas inovadoras nas PMEs brasileiras.

Número de empreendedores atendidos

Apenas neste ano, o Sebrae realizou, em média, 52 mil atendimentos por dia. Em suma, a instituição atendeu em um mês o mesmo volume de atendimentos que eram feitos em um ano inteiro de trabalho, dez anos atrás. Neste caso, o Sebrae saltou, em um espaço de quatro anos (de 2018 a 2022), de 10,8 milhões para 19,2 milhões de atendimentos.

Em contrapartida, o número de pessoas assistidas saiu de 5,3 milhões de empresários para 9,1 milhões de empreendedores. A instituição também ampliou a qualidade do seu atendimento. Prova disso é que entre 2020 e 2022 a avaliação dos clientes do Sebrae subiu de 69,1 pontos para 83,9 pontos.

Qualificação online

Por conta do distanciamento e demais restrições da pandemia, a instituição fortaleceu desde meados de 2020 as ações de qualificação online. A ação envolveu desde a expansão da grade de conteúdos para serem acessadas pelo site até a criação de uma modalidade de cursos feitos integralmente por meio de aplicativos de mensagem (Whatsapp e Telegram). Sendo assim, o resultado é que o número de matrículas nos cursos a distância saltou de 722 mil, em 2018, para 2,7 milhões em 2022.

Educação empreendedora

Por outro lado, em relação à Educação Empreendedora, uma das maiores bandeiras do Sebrae, por meio de outros parceiros institucionais, houve grandes avanços. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação empreendedora foi reconhecida como temas e abordagens fundamentais. Portanto, agora, o conceito de emprrendedorismo já é abordado em escolas públicas e particulares de todo o país. Graças a essa ação conjunta, 91,4% dos municípios já contam com professores capacitados na abordagem de questões associadas ao tema em sala de aula.

Inovação e inclusão digital

Hoje, inovação e inclusão digital também são prioridades. Mas isso não vem de agora, e sim de quatro anos atrás. À época, o Sebrae colaborou em um grande esforço nacional para expandir o reconhecimento de novas indicações geográficas no país.

Neste período, tivemos um crescimento de 67% no número de IG registradas, chegando à marca de 100 Indicações validadas pelo INPI e mais 83 em fase de estruturação ou estágio final de análise. Houve ainda um trabalho para ampliar a rede de suporte aos empreendedores brasileiros no acesso à inovação.

Programa Agente Local de Inovação

Entre 2018 e 2022, o Sebrae atendeu a 124,6 mil pequenos negócios por meio do Programa Agente Local de Inovação (ALI), que saltou de 658 consultores especializados para 2.122, no período de quatro anos. Ou seja, superaram a marca de 2 milhões de acessos em soluções de digitalização disponibilizadas pelo Sebrae.

Programa Brasil Mais

Na Indústria, o Programa Brasil Mais, desenvolvido em parceria com Senai e Ministério da Economia, impactou mais de 12 mil empresas, com um incremento de 23% da produtividade e 8% de faturamento das empresas beneficiadas. Tais resultados ocorreram também no Comércio, com mais de 45 mil empresas participantes, uma alta de 23% da produtividade e 6% do faturamento. O programa atendeu ainda 37 mil empresas do setor de Serviços, que apresentaram um ganho médio de 22% de produtividade e 10,5% de faturamento.

Conclusão

Hoje, o Sebrae atesta que a força dos pequenos negócios é um fato incontestável. Em outubro, As MPE geraram 8 em cada 10 empregos criados no país e são responsáveis direta ou indiretamente pela manutenção de 86 milhões de brasileiros (o que representa 40% da população).

*Foto: Reprodução

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