Início Saúde SBC reinaugura Hospital Anchieta com foco no coronavírus

SBC reinaugura Hospital Anchieta com foco no coronavírus

por Plataforma dos Municípios
sbc reinaugura hospital anchieta com foco no coronavírus

Hospital Anchieta vai disponibilizar 100 leitos para ajudar no combate do novo coronavírus, sendo 19 deles de UTI

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando (PSDB), na companhia do chefe do Centro de Contigência da Covid-19 no Estado, Dr. David Uip, do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e da deputada estadual Carla Morando (PSDB), reinaugurou na tarde desta quinta-feira (30) o Hospital Anchieta.

Hospital Anchieta focado no coronavírus

Inicialmente, o equipamento de 80 anos seria reformado com foco no tratamento de oncologia. Porém, com a pandemia da Covid-19, os planos mudaram, fazendo com que a administração pública adaptasse o local para atender os pacientes infectados pela doença.

A partir de amanhã (1º), estarão disponíveis no Hispital Anchieta 100 leitos, sendo 19 de UIT (Unidade de Terapia Intensiva) e 81 de enfermaria. Quando a pandemia acabar, o local voltará ao plano inicial, e será exclusivamente dedicado a pacientes com câncer, conforme declaração do prefeito Orlando Morando:

“Quando percebemos que o problema do novo coronavírus era muito maior, tomamos medidas imediatas. Fizemos em 25 dias uma adaptação, com investimento de R$ 7,2 milhões, acomodações dignas e respeitadas e 342 novos colaboradores.”

E também ressaltou:

“Tudo o que estava programado não vai mudar, só está congelado. O paciente de câncer também precisa ser tratado. Por ora, está sendo atendido no Hospital das Clínicas, mas poderia estar sendo melhor tratado.”

Por fim, ele disse que “aqui vamos cuidar de vidas”.

O prefeito vem demonstrando medidas de saúde em sua gestão, como a realizada em outubro de 2019, quando a cidade do Grande ABC foi pioneira em exame de mamografia com carreta própria.

Hospitais voltados à pandemia

Segundo o Dr. David Uip, tais iniciativas como estas em que hospitais desativados e outros equipamentos de retaguarda sejam transformados em locais de atendimento aos pacientes de coronavírus, estão sendo essenciais na luta contra a pandemia:

“Não fossem essas atitudes, o Estado já teria entrado em colapso.”

Fonte: Diário do Grande ABC

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas