Início Economia Aracaju completa 169 anos e avança com investimentos no turismo

Aracaju completa 169 anos e avança com investimentos no turismo

por Plataforma dos Municípios
Aracaju completa 169 anos e avança com investimentos no turismo

Aracaju completa 169 anos aquecendo também a economia local

A capital sergipana está completando 169 anos e não faltam motivos para celebrar. Isso porque nos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju fez uma série de investimentos na cidade, visando uma melhor qualidade de vida da população, e resultando em um aquecimento da economia. E um dos setores que mais têm dado resultados positivos para o giro da economia local é o turístico, que vem sendo uma das prioridades da gestão municipal desde o início.

Aracaju completa 169 anos

Além disso, Aracaju completa 169 anos fazendo grandes investimentos na melhoria da infraestrutura, mobilidade urbana, ruas e avenidas, limpeza na cidade, e também na permanente manutenção de importantes equipamentos turísticos. Sendo assim, todos esses fatores tornam a cidade mais atrativa para a vinda de turistas de outros lugares do Brasil e do mundo, que se sentem bem acolhidos na capital sergipana.

Divulgação da capital sergipana

Por sua vez, a gestão municipal, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem realizado um trabalho intenso de divulgação de Aracaju como um importante destino turístico nacional, o que também gerou a parceria firmada com a Associação Brasileira de Indústria de Hoteis em Sergipe, a ABIH, com aporte de R$ 1,5 milhão ao longo de 2023, para a divulgação do município, por meio de ações como roadshows, captação de eventos, famtour, parcerias de qualificação com operadoras de turismo.

Todo o material de divulgação foi exposto nos principais polos emissores de turistas do país.

Eventos, turismo e economia

Além disso, os grandes eventos em Aracaju tem colocado a capital em destaque no setor de turismo. Eventos como o Réveillon, Projeto Verão,  Forró Caju, Festival do Caranguejo, a Corrida Cidade de Aracaju, além do Natal Iluminado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e outros grupos empresariais, são apenas alguns exemplos que têm atraído turistas e movimentado a economia da cidade.

Já a cadeia produtiva vinculada ao turismo e ao lazer é aquecida, o que gera vagas no setor de serviços de forma direta e indireta, seja para recepcionar e atender aos turistas, em época de alta estação, ou dar conta do aumento de consumo dos próprios moradores da capital.

Fluxo de passageiros

Vale destacar o aumento significativo no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. Os dados da Aena Brasil, empresa responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, registra um aumento do tráfego de passageiros nos últimos anos. No acumulado em 2023, entre janeiro e dezembro, foi um fluxo de 1.175.823 passageiros na unidade, número 22,3% maior em relação a 2022 que, por sua vez, já havia sido 19,9% superior a 2021, usando os mesmos critérios. Essas informações indicam um panorama de recuperação inegável do setor na capital, pois o registro de operações atual já é superior ao registrado em 2020, por exemplo, pré-crise sanitária, quando o número foi de aproximadamente 1.125 milhões de passageiros.

Investimentos na cidade

O setor de turismo da cidade fica garantido por meio de investimentos concretos. E isso resulta numa boa experiência para os turistas e a possibilidade de retorno.

Os visitantes sempre elogiam a limpeza da cidade. Porém, a administração municipal também busca sempre revitalizar e criar novos equipamentos de lazer, como a nova quadra de beach tennis localizada nas proximidades dos Arcos, e a nova passarela da praia do Havaizinho, com uma roupagem moderna e ambientalmente adequada, o que inclui pavimentação em concreto, guarda-corpo em madeira de eucalipto e chuveirão.

Agora, está em andamento a reurbanização interna de um dos principais cartões-postais de Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. Para isso foram investidos R$25 milhões, que vão garantir a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, jardim sensorial, playground, área esportiva, entre outros atrativos.

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/ClQozosOh0-/

Postagens relacionadas