Conheça o charme de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha

Pequena São Francisco de Paula oferece beleza natural e sossego e fica próxima às turísticas Canela e Gramado

Não tão conhecida como as famosas Gramado e Canela, a pequena cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, pode proporcionar aos seus visitantes momentos de calmaria (até mesmo na alta estação), em meio a belezas naturais.

Distante 125 km de Porto Alegre e 36 km de Canela, o município gaúcho, de colonização portuguesa, é ponto de partida de um roteiro turístico, que agrega aventura, cultura, hotéis charmosos, gastronomia de primeira, e claro, muita natureza.

No século 18, tropeiros receberam terras da Coroa, situadas nesta região e por lá se fixaram. Seu fundador, o capitão Pedro da Silva Chaves, de Lisboa, se casou com a paulista Gertrudes de Godoy e deixou descendentes. Moradora de São Francisco de Paula, a historiadora Maria Lucia Teixeira afirma não saber por que a cidade não atraiu tantos alemães no século seguinte, como ocorreu em Canela e Gramado.  

Estrada de São Francisco de Paula

A estrada que leva à São Chico, como é chamada por sua população, é estreita, sem acostamento e rodeada por lindas hortênsias.

Entre os passeios mais procurados pelos turistas está o Circuito das Águas, que se inicia em São Francisco de Paula e acaba em Cambará do Sul, 70 km adiante. O trajeto exige um veículo 4×4. Em dois pontos, o rio é tão raso, que o carro passa por dentro da água. O Passo da Ilha é a primeira parada e também a mais convidativa aos aventureiros. E ainda há miniescorregas e piscinas naturais para as crianças.

Quase 14 km depois, o turista se deparar com o Passo do S, onde a diversão é para os adultos. O motorista que atravessar o rio deve obedecer completamente as demarcações, caso contrário poderá ser levado pela correnteza.

Do outro lado da margem é possível avistar uma cachoeira caudalosa, que poder cruzada a pé pela parte mais alta.

O circuito termina na Cachoeira dos Venâncios, onde as águas são mais mansas e existem piscinas naturais, e estrutura para churrasco e piquenique.

Tranquilidade de São Chico

Após viver momentos de aventura no Circuito das Águas, pelo valor de R$ 350 por pessoa, com piquenique incluso, proporcionado pela E Passeios Turismo, o visitante pode também desfrutar do sossego de São Francisco de Paula.

Os turistas podem curtir uma ida à livraria Miragem, inaugurada em 2007 pela professora de história Luciana Olga Soares, 75 anos. O local possui três andares e suas escadarias lembram o universo de Harry Potter. Percorra cada seção com tempo.

Olga se orgulha de vender livros raros e mantém ainda um sebo e uma dedicada à literatura e à música folclórica do Rio Grande do Sul. O salão histórico possui uma fachada que reproduz a do Banco Nacional do Commercio da cidade, de 1918. Dentro do espaço, fotografias contam a trajetória de São Francisco de Paula.

O passeio acaba no Bistrô Capitão Chaves, que fica anexo, onde as cervejas artesanais e a torta de chocolate 70% com recheio de musse de alpino (R$ 15 a fatia) são os grandes destaques.

Já o grande ponto de encontro da livraria é o Lago São Bernardo. Lá os moradores jogam conversa fora às suas margens, munidos com chimarrão. Já os turistas podem descansar das caminhadas, nos jardins do local.

O Lago São Bernardo é o grande ponto de encontro do lugar. Moradores jogam conversa fora às suas margens, com cuias de chimarrão nas mãos, enquanto, nos jardins, turistas descansam de caminhadas e passeios de bike. As ruas planas são especialmente boas para pedalar.

São Francisco de Paula ainda oferece ótimas ruas planas, que são ideais para quem gosta de pedalar por aí. A cidade é o destino de quem busca calma e hospedagem charmosa, seja em família, ou a dois. Portanto, não perca tempo e vá conhecer este lugar aconchegante da Serra Gaúcha.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação / Leonid Streliaev