Exposição Di Cavalcanti no MAM vai até fim do ano

Di Cavalcanti no MAM revela a mostra 50 anos x 2, em cartaz na Biblioteca do museu paulistano

Inaugurada em maio deste ano e com encerramento em 12 de dezembro, a exposição Di Cavalcanti no MAM vai celebrar os 50 anos de história artística do idealizador da Semana de Arte Moderna de 1922.

Di Cavalcanti no MAM

Não é de hoje que o artista sem trabalho exposto no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 1971, a curadora Diná Lopes Coelho organizou uma mostra retrospectiva de Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976).

Na ocasião, a exposição 50 anos de Arte: Di Cavalcanti ficou em cartaz de 28 de outubro a 5 de dezembro de 1971. O público pode conferir de perto suas pinturas, caricaturas, desenhos, gravuras, publicações, tapeçaria e joias trazidas de instituições de várias cidades do Brasil e da Europa.

Além disso, sua obra sempre foi de grande repercussão e que, apesar de ser um pintor versátil, o trabalho de Di Cavalcanti possui unidade e que não pode ser compreendida apenas por fases cronológicas.

Trajetória

Ao longo de sua trajetória, o artista retomou temas como pescadores, paisagens, músicos, o samba, o carnaval e, especialmente, figuras femininas e curvilíneas.

Mostra atual

Entretanto, a mostra do MAM de hoje foi realizada somente com o acervo bibliográfico e audiovisual da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida. É ela quem guarda a memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea.

A curadoria desta exposição fica a cargo de Cauê Alves. E ele explica que ela é constituída por catálogo, pôster, convite, recorte do jornal Diário do Povo e filme da época sobre a mostra retrospectiva de Di Cavalcanti.

E meio século depois, a exposição Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2 é uma homenagem a um dos protagonistas da arte moderna brasileira e contribui para os estudos sobre a história das exposições no país.

Serviço:

Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2
Encerramento: 12 de dezembro de 2021
Local: Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça-feira a sábado, das 12h30 às 17h30
Telefone: (11) 5085-1300
Domingo gratuito
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada para estudantes e professores, mediante identificação)
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, membros do ICOM, AICA e ABCA com identificação, agentes ambientais, da CET, GCM, PM, Metrô e funcionários da linha amarela do Metrô, CPTM, Polícia Civil, cobradores e motoristas de ônibus, motoristas de ônibus fretados, funcionários da SPTuris, vendedores ambulantes do Parque Ibirapuera, frentistas e taxistas com identificação.

*Foto: Divulgação