Exposição “Inhana – A Voz de Araras” integra programação em museus de SP

Mostra Inhana – A Voz de Araras foi escolhida para os encontros da Rede de Museus Históricos e Paulista de Museus Itinerante

A exposição “Inhana – A Voz de Araras”, criada pela Secretaria Municipal de Cultura, vem participando de programações em museus de São Paulo. A mostra foi escolhida para os encontros virtuais da Rede de Museus Históricos e Paulista de Museus Itinerante.

Exposição “Inhana – A Voz de Araras”

Na Rede, a exposição “Inhana – A Voz de Araras” participou da mesa “Desafios comuns, soluções em rede: os museus podem fazer melhor juntos?”. O encontro refletiu a importância e as várias possibilidades de parcerias com outras instituições. A iniciativa realizada no dia 20 de maio foi promovida pelo Museu da Imigração, em parceria com o SISEM (Sistema Estadual de Museus) de São Paulo, inserido no tema “Futuro dos museus históricos”.

Encontro Paulista

No dia 15 de junho acontecerá o encontro Paulista, onde a mostra foi indicada para apresentação na categoria “Apresentação de Painéis”. E isso considerando que “ações em parceria conseguem promover economicidade no uso dos recursos e promovem também a visibilidade dos acervos dos museus envolvidos”.

Atualmente, o Encontro Paulista de Museus configura-se como o maior evento do setor museal paulista. Ele reúne todo ano profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates.

Segundo Fredo Júnior, secretário Municipal de Cultura:

“É motivo de orgulho e honra ter recebido o convite para participarmos de um importante evento da rede de museus históricos do estado de São Paulo. Entendemos que seja o reconhecimento de um trabalho de parceria bem realizado pelas equipes das Secretarias Municipais de Cultura de Araras e São José do Rio Preto para resgatar e fortalecer a história da nossa Inhana.”

Organização

A responsabilidade de apresentar a exposição nos encontros é da ararense Larissa Rizzatti Gomes, que é coordenadora do Educativo da Casa da Memória de Araras, e de Thaís de Freitas, representante do Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, de São José do Rio Preto/SP, parceiro do projeto.

Parceria

O projeto conta com a parceria do Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, de São José do Rio Preto/SP, que tem uma sala dedicada à dupla Cascatinha & Inhana. O espaço reúne um acervo que conta com documentos, fotografias, jornais, prêmios e objetos pessoais. A parceria com Araras possibilitou que funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de fotografassem o acervo usando as imagens para a composição da mostra.

Mais sobre a exposição

A exposição “Inhana – A Voz de Araras” é uma criação da Secretaria Municipal de Cultura. Seu conteúdo é uma homenagem à ararense Ana Eufrosina da Silva Santos (1923-1981), a Inhana. Ela foi ícone da música brasileira que, junto ao seu companheiro Cascatinha, formou uma das duplas de maior sucesso da música sertaneja no Brasil, com maior destaque entre as décadas de 1950 e 1970.

Para acessar a mostra virtual, clique aqui. E outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763.

*Foto: Divulgação