Exposição “O Circo e a Biblioteca” segue em cartaz em Sorocaba

Mostra O Circo e a Biblioteca homenageou o Dia Nacional do Circo no último domingo (27)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove a exposição “O Circo e a Biblioteca”, em homenagem ao Dia Nacional do Circo (27 de março), na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury.

Exposição O Circo e a Biblioteca

A exposição O Circo e a Biblioteca homenageia a data circense que foi instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1972, quando também é celebrado o nascimento do famoso palhaço Piolin. Além disso, a mostra é gratuita e poderá ser conferida pelo público até dia 8 de abril.

O que tem na mostra O Circo e a Biblioteca

As pessoas que visitarem a exposição poderão conferir imagens, cartazes, objetos e impressos que contam a história do circo em Sorocaba, bem como sua relação com a Biblioteca Infantil.

Núcleo da Memória do Circo

Contudo, depois da realização da primeira Semana do Circo, em 1996, diversos espetáculos foram apresentados na biblioteca. Atualmente, eles são documentados no Núcleo da Memória do Circo, que foi criado com o objetivo de preservar essas obras.

O Núcleo mantém também, além dos materiais expostos, programas e depoimentos sobre a arte circense do município e região, assim como um grande acervo de livros. E o melhor: todos são disponibilizados a pesquisadores e interessados sobre o tema e já foram utilizados em teses, documentários e livros.

Destaque

A mostra dará destaque ainda ao trabalho do mágico e artista Augusto Torrine, responsável pela maquete do sorocabano Circo Guaraciaba, dos anos 80. Torrine produziu imagens dos personagens: O Índio Ordep; O Palhaço Nhoc-Nhoc e o Mágico Ordep, todos interpretados pelo artista circense Pedro Osório, dono do Circo Ordep, que percorreu Sorocaba durante décadas e também é homenageado na mostra.

Biblioteca Infantil

Já a Biblioteca Infantil abriga em seu interior uma tenda de circo, que foi palco de grandes apresentações, entre circo, teatro, danças, palestras, atividades recreativas e exibições de filmes de artistas sorocabanos, das redondezas e da capital paulista.

Hoje, a tenda passa por manutenção. Mas antes, deu grande destaque à Mostra Regional de Artes Circenses e espetáculos promovidos pelas equipes do Circo Guaraciaba, Barracão da Vó, Coletivo C e pelo SESC Sorocaba, que a usavam para apresentações artísticas diversificadas.

“Encontros com o Mito”

Além disso, na quinta-feira (31), entre 14h e 16h, o projeto “Encontros com o Mito” terá um bate-papo, comandado pelo pesquisador José Rubens Incao, sobre a presença do circo na cidade.

Dentre os assuntos a serem abordados, estarão as históricas ‘Feiras de Muares em Sorocaba’, que eram feitas por tropeiros e atraíam grandes espetáculos, além da presença de importantes artistas. Entre os quais: o escritor Júlio Ribeiro e o poeta Fagundes Varela, que casou com a artista circense sorocabana Guilhermina Luande.

Gravações de discos

Por fim, as primeiras gravações mecânicas de discos, produzidas a partir de 1902, também serão relembradas durante o encontro. E também os palhaços cantores brasileiros, que auxiliaram na divulgação da música popular do circo. Entre eles: Benjamim de Oliveira, Eduardo das Neves, Carequinha, entre outros artistas.

Serviço da mostra o circo e a biblioteca

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

*Foto: Divulgação