Início Cultura Modernismo brasileiro: ciclo de debates aborda aspectos pouco conhecidos

Modernismo brasileiro: ciclo de debates aborda aspectos pouco conhecidos

por Plataforma dos Municípios
Modernismo brasileiro

Modernismo brasileiro contou com papel importante dos mineiros, além da presença dos indígenas no movimento desta época, em evento realizado em BH

O ciclo de debates “Percurso modernista em Minas Gerais: Cenas e contextos” acontece entre hoje (30) e amanhã (31), com especialistas sobre o legado do modernismo brasileiro.

O evento será na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, sempre às 19h, a ação tem entrada franca. Além disso, também será transmitido ao vivo pelo YouTube, pelo site da Fundação Clóvis Salgado e pelo site do programa O Modernismo em Minas Gerais.

Modernismo brasileiro – ciclo de debates

O evento começou ontem (29) com a participação do escritor Luiz Ruffato e a professora Vera Casa Nova, com mediação de José Eduardo Gonçalves. Hoje, será a vez do cineasta, professor e gestor cultural Carlos Augusto Calil e o professor Eduardo Morettin discutirão o tema “A cena moderna: O cinema e a fotografia”, com mediação de Daniela Giovana Siqueira. Já amanhã, o mote é “O legado do Modernismo e a cena contemporânea”, com Daniel Munduruku e Isabelle Anchieta e mediação da jornalista Daniella Zupo.

Revisão crítica

Luciana Feres, curadora do ciclo, afirma que a proposta é promover a reflexão e revisão crítica a respeito do Modernismo, com ênfase no papel de Minas Gerais nesse contexto.

Ela ressalta ainda que  a presença de Daniel Munduruku, autor de 52 livros e diretor-presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, contemplará, na quinta-feira, a representação indígena no Modernismo. Na semana passada, a doutora em história da arte e gestora de cultura Renata Bittencourt falou sobre a contribuição dos negros para o movimento.

Mostra “Percurso Modernista”

Contudo, ao mesmo tempo, ocorre paralelamente à mostra fotográfica homônima. Ela está em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard até o dia 10 de abril. E traz 22 fotorreproduções que remetem a acontecimentos, obras e curiosidades marcantes, além de estabelecer um panorama amplo da participação e influência de mineiros no Modernismo.

Serviço

Percurso Modernista em MG: Cenas e Contextos

Sempre às 19h, até amanhã (31).
Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Entrada franca. Mesas de debate transmitidas ao vivo pelo YouTube e site da Fundação Clóvis Salgado, além do site do projeto O Modernismo em Minas Gerais.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas