Festival Vermelhos chega a sua quinta edição, em Ilhabela

Este ano o show de abertura ficou por conta da cantora Maria Rita e a programação segue até dia 18 de agosto

O Festival Vermelhos deu início a sua quinta edição na sexta-feira (3), em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. A noite de abertura contou com show de Maria Rita, em uma apresentação mais intimista de piano e voz.

Durante este período do ano, o Centro Cultural Baía dos Vermelhos é tomado por apresentações variadas, mesclando música popular à erudita, além de espetáculos de dança. O local fica em meio à mata atlântica da cidade litorânea e a cem metros de onde começa a reserva do Parque Estadual de Ilhabela.

Primeiro fim de semana do Festival Vermelhos

Primeiro fim de semana do Festival Vermelhos

Ainda no sábado, o evento trouxe a apresentação das sopranos Ana Schwedhelm e Carla Cottini que fizeram um especial, o “Concerto Barroco” no Anfiteatro cercado pela Mata Atlântica.

Restante da programação

As outras apresentações acontecerão até o dia 18 de agosto, sempre de sexta a domingo.

Nesta sexta-feira (9) o foco do evento será a dança, com a única apresentação da São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa. No dia seguinte, às 19h, será a vez da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com regência de Cláudio Cruz. No domingo (11), a abertura do evento fica por conta do Trio Corrente + Banda Mantiqueira, às 11h.

Já no último fim de semana do Festival Vermelhos, grandes destaques da música subirão ao palco. Na sexta-feira (16), às 21h, o evento recebe a apresentação do “Bossa Nova in Concert”, com a presença dos músicos: João Donato, Carlos Lyra, Wanda Sá e Paula Morelenbaum.

No dia seguinte é a vez de Hamilton de Holanda + Zélia Duncan e Jacques Morelenbaum, voz e violoncelo. Na mesma noite, os solistas Marly Montoni e Leonardo Neiva repetirão o ciclo iniciado em 2018 com West SideStory, além de outras obras do repertório de musicais da Broadway.

O encerramento do Festival Vermelhos, no domingo (18), contará com o show “Música Eletroacústica”, dos músicos: Flo Menezes (também compositor), Cassia Carrasqueira (flauta) e PIAP na percussão.

História do festival

O Festival Vermelhos está em sua quinta edição e acontece desde 2015. O evento é idealizado e dirigido por Samuel Mac Dowell de Figueiredo, que também comanda Instituto Baía dos Vermelhos. Em declaração ao portal Nova Imprensa, ele disse:

“Estamos em um período em que a produção cultural precisa crescer e ser maior que as adversidades. O festival de Vermelhos está aí para mostrar que a arte e a cultura têm papel fundamental nessa transformação”.

Oficinas Culturais

O “Vemelhos 2019” contará com dois encontros de Oficinas Culturais e Masterclasses de clarinete e de violão, apresentadas pelo clarinetista Luís Montanha e pelo violonista Ulisses Rocha. Poderão participar das aulas alunos e ouvintes.

Programação gratuita

Um dos objetivos do Festival Vermelhos é proporcionar às comunidades locais a realização de atividades gratuitas. Além das Oficinas Culturais, as outras programações deste tipo são: o Conversas Com o Público, Concerto do Dia dos Pais, e os concertos realizados nas Igrejas de Ilhabela. Os ingressos serão distribuídos ao público pela Prefeitura da cidade e deverão ser retirados a partir de uma hora antes do início de cada evento, mediante disponibilidade.

Já as outras apresentações são pagas, com ingressos de R$ 15 a R$ 120. Para adquirir as entradas e saber a grade completa de programação, basta acessar o site oficial do evento.

Fonte: Folha de S. Paulo e portal Nova Imprensa

*Foto: Divulgação