Filhotes de flamingos são grande atração do Parque das Aves

Uma sala é preparada no local para que os filhotes de flamingos sejam bem assistidos, além de atraírem muitos turistas a Foz do Iguaçu

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu se torna uma atração à parte nesta época do ano, pois é quando acontece a reprodução dos flamingos. Sendo assim, milhares de turistas aparecem no local para avistar os filhotes de flamingos que nascem neste período por meio de uma sala dedicada à reprodução dessas aves.

Filhotes de flamingos

A Sala de Filhotes, como é chamada, dispõe de toda uma estrutura para garantir que a reprodução dos flamingos e de outras espécies presentes no parque aconteça da maneira correta. Milhares de turistas visitam o local durante todo o ano. Exatamente por isso que o Parque das Aves é a única instituição do mundo especializada na conservação de aves da Mata Atlântica e que está situada em Foz do Iguaçu há 25 anos.

Além disso, o espaço possui 16 hectares de mata restaurada, 1.500 aves de 150 espécies distintas, três viveiros de imersão e um borboletário. Após as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves é o lugar mais visitado da cidade, atraindo cerca de 830 mil turistas por ano.

Claro que os filhotes de flamingos são uma atração à parte. A estrutura montada para vê-los inclui uma área com espelhos. Isso funciona no intuito das aves pensarem que integram um grande grupo por conta do reflexo do espelho. Neste período do ano, o parque também coloca uma areia adicional próxima dos espelhos para que os casais dessa espécie possam construir seus ninhos.

Sobrevivência dos filhotes de flamingos

Os ovos recolhidos dos ninhos são levados para uma sala exclusiva onde acontece todo um processo de incubação. Sendo assim, fica mais fácil garantir a sobrevivência dos filhotes de flamingos e de outras espécies. Este nicho do parque conta com profissionais que integram a equipe da Sala dos Filhotes. O tratamento é começado muito antes dos ovos ou filhotes nascerem. De acordo com Lígia Oliva, chefe da Divisão de Veterinária do Parque das Aves, o grupo de funcionários que fazem parte deste departamento é formado por biólogos, veterinários, zootecnistas e técnicos, que se dedicam a diversos tipos de cuidados às aves. No entanto, em relação aos flamingos é necessário um cuidado ainda maior.

Sobre isso, Lígia explica melhor ao jornal Gazeta do Povo:

“O tipo de alimentação das aves e a manutenção do recinto, como o oferecimento de areia que os casais usam para construir seus ninhos, são muito importantes. Além disso, é necessário observar os casais que estão se formando, a construção dos ninhos e postura dos ovos; e depois o acompanhamento dos filhotes e seu desenvolvimento”.

Visitação

O Parque das Aves fica ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas Cataratas. A visitação para conhecer os filhotes de flamingos e outras espécies é um passeio indicado a toda família e é feito todo a pé e um trajeto de 1.400 metros.

No decorrer da trilha é possível observar mais de 1.000 aves, de 140 espécies diferentes vindas de todo o continente. Um atrativo ao turista é a possibilidade de ficar bem próximo das araras mansas e até colocá-las nos braços. Além disso, também é permitido tirar fotos com elas com os próprios smartphones ou câmeras profissionais. O passeio pelo Parque das Aves dura cerca de duas horas.

Para mais informações quanto a endereço, horário de funcionamento e valores de entrada, basta acessar o site oficial.

Fonte: jornal Gazeta do Povo

*Foto: Divulgação