Taubaté recebe exposição no Sítio do Picapau Amarelo

Localizado no interior de São Paulo, o sítio também promoverá atividades voltadas ao público infantil

O Sítio do Picapau Amarelo vai receber durante o mês de agosto e setembro uma programação especial. As atrações poderão ser conferidas no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que fica localizado dentro do sítio. Um dos destaques do evento é a exposição “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”.

Sítio do Picapau Amarelo

A mostra vai reunir nas dependências do Sítio do Picapau Amarelo 12 bonecões que pertencem ao tradicional “Bloco Enkukakuka”, da cidade vizinha São Luiz do Paraitinga (SP). O bloco é conhecido por resgatar diversos mitos do folclore e da cultura regional. O nome é escrito com a letra K, como Kuka, Kuka-Kuka, em vez de Cuca ou Cuca-Cuca, em referência ao primeiro boneco que o bloco produziu. E ainda ressaltam que significa enkukado com “k” é quem tem medo e com “c” o encucado que não tem medo.

O objetivo da exposição é colocar a imaginação para funcionar e fortalecer a mitologia brasileira, de acordo com a Secretaria de Cultura de Taubaté.

Personagens do sítio

Fora a exposição, a programação também vai receber até o dia 1º de setembro, durante os finais de semana, os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como a boneca Emília. A atração funcionará em dois horários: das 10h às 11h e das 14h às 16h. Além disso, outras atividades serão feitas no local, como: brincadeiras folclóricas (cabra cega, corre cotia e pula corda); dobradura da Cobra Grande e Corujinha da Madrugada; dobradura do Boto Cor-De-Rosa; pintura do curupira e vassoura da bruxa. Essas atividades acontecerão das 10h ás 12h e das 14h às 16h.

Espetáculos teatrais

A mostra também conta com o espetáculo teatral “Pedrinho Caça Saci”, com sessões às 11h e às 16h, até o dia 18 de agosto. Todavia, o visitante vai precisar retirar uma senha 30 minutos antes da peça. O enredo aborda a história de Emília, Narizinho e Pedrinho, que decidem caçar um saci na mata. A apresentação marca a celebração dos 150 anos das personagens criadas por Monteiro Lobato.

Já a peça “O Nascimento do Visconde” entra em cartaz a partir do dia 24 de agosto. Desta vez a história gira em torno da personagem Rabicó, que a cada aniversário, dia festa ou almoço especial, foge para não ir direto para o forno. A missão de Narizinho e Pedrinho será livrar o porquinho dessa enrascada transformando-o em parte integrante da família. No entanto, a dupla precisa convencer Emília a se casar com Rabicó. Com isso, os dois vão enganar a famosa boneca.  

A programação da mostra acontece de 18 de agosto a 30 de setembro, na cidade de Taubaté (SP). Para saber mais sobre as atividades, acesse o site oficial.

Fonte: Portal Spotvale

*Foto: Divulgação