Grupo de apoio ajuda pessoas a parar de fumar na pandemia

Parar de fumar na pandemia se tornou assunto do Departamento de Psicologia da UFSC com apoio online e gratuito

O Laboratório de Psicologia Básica e Aplicada (LPCOG) e o Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, no decorrer do mês de novembro, um grupo de apoio de saúde para pessoas que desejam parar de fumar.

Para de fumar na pandemia

A iniciativa de apoio integra o projeto de extensão Grupo de Cessação do Tabagismo. Sendo assim, ele será promovido mês que vem de modo virtual e totalmente gratuito. Os encontros serão realizados por meio da plataforma Google Meet.

Psicoterapia cognitivo-comportamental

Contudo, as sessões contarão com técnicas de psicoterapia cognitivo-comportamental. Então, elas ajudam na tentativa da pessoa para de fumar, além da manutenção da cessação do tabagismo.

Encontros virtuais

Os encontros para quem deseja parar de fumar na pandemia acontecerão nas quatro quintas-feiras do mês de novembro (dias 5, 12, 19 e 26), às 16h. A duração é em torno de 1h30.

Relatos de voluntários

A partir de uma pesquisa, realizada no mês de maio, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que os voluntários tiveram sintomas depressivos e de ansiedade, além do aumento no consumo de cigarros de álcool durante as primeiras semanas do isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Resultados

A pesquisa observou que entre os fumantes, 28% aumentaram em torno de dez cigarros por dia e 6%, mais de 20. Sendo assim, o percentual de aumento de aproximadamente dez cigarros por dia foi maior entre as mulheres (32%) do que entre os homens (24%).

Requisitos para participar dos encontros gratuitos

Para participar do grupo de apoio, o interessado deve possuir: um computador ou celular, fone de ouvido, conexão à internet e privacidade no ambiente em que acompanhará as sessões.

Entretanto, antes do início do programa, os inscritos deverão preencher um questionário individual e realizar uma entrevista (online).

Inscrições e encontros para o grupo de apoio de quem deseja parar de fumar na pandemia

Quando: às quintas-feiras de novembro (dias 5, 12, 19 e 26), às 16h, com duração de aproximadamente 1h30
Onde: online, via plataforma Google Meet
Inscrições: até 20 de outubro – o interessado deve enviar um e-mail com o assunto “Inscrição” para o seguinte endereço ou uma mensagem por WhatsApp para o número (47) 99620-4049
Quanto: gratuito