Ilhabela terá observatório sobre impactos econômicos e sociais no Turismo

Impactos econômicos e sociais no Turismo serão determinados por meio de pesquisas via consultoria da Secretaria do setor

Recentemente, a cidade de Ilhabela, situada no litoral norte de São Paulo, passou a contar com a consultoria do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O objetivo é criar um “observatório de turismo”.

Impactos econômicos e sociais no setor de viagem da cidade litorânea

Agora, após a formalização do apoio institucional, Ilhabela terá um observatório sobre impactos econômicos e sociais no Turismo. Além disso, o município desenvolverá metodologia e treinamento para coleta de dados, e ainda definir os principais indicadores a serem seguidos e como os mesmos poderão subsidiar as políticas públicas para o setor. Também haverá a criação de painel de consultas de dados.

Estratégia

A iniciativa integra uma estratégia da Secretaria de Turismo, iniciada em 2019 com a criação do CIET, para a construção de uma base de informações estatísticas em todo o Estado. Em 2021, por exemplo, o CIET passou a treinar equipes locais para a coleta e tratamento de dados. Já foram atendidas mais de 40 cidades. Também houve a assinatura de um termo de cooperação com a Fundação da Seade. Este é um passo importante para o estabelecimento de uma visão geral sobre o turismo em todo o Estado.

Setur

O apoio institucional com a Setur foi firmado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.

De acordo com o plano de trabalho, neste mês de maio, serão estabelecidas as equipes e início da implantação do Observatório do Turismo. E em junho a escolha dos indicadores de acompanhamento e a formação de equipes de pesquisa. Por fim, em julho será apresentado os primeiros resultados efetivos.

*Foto: Divulgação