Início Sustentabilidade LIDE Mulher Ribeirão Preto ensina como aplicar ESG

LIDE Mulher Ribeirão Preto ensina como aplicar ESG

por Plataforma dos Municípios
LIDE Mulher Ribeirão Preto ensinam como aplicar ESG

LIDE Mulher Ribeirão Preto compartilhou exemplos em encontro que também teve a participação do Sebrae-SP

No dia 29 de fevereiro, a convite da FGV Ribeirão Preto – EdexLab, as filiadas do LIDE Mulher Ribeirão Preto – Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool; Vera Naves, vice-presidente do Grupo Rodonaves; e Luciene Melo, fundadora da Liddera Educação Executiva – participaram de um bate-papo sobre “Práticas ESG e seus impactos nas empresas”.

Não é de hoje que a presença feminina vem sendo constante no setor ESG. É o que aponta o CEO e consultor sênior, Sandro Tordin: “As mulheres com certeza irão liderar essa transformação, de forma genial, levando a humanidade a caminhos férteis da perpetuidade”.

Filiadas da LIDE Mulher Ribeirão Preto

As apresentações das filiadas da LIDE Mulher Ribeirão Preto foram feitas de forma complementar. Com isso, elas englobaram os três elementos que compõem o conceito ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Claudia Tonielo falou sobre as práticas ambientais, apontando como exemplo diversos programas de preservação da água, do solo e do ar, incluindo a gestão de resíduos e de subprodutos, implementados nas três usinas do Grupo Viralcool.

“O Brasil tem potencial para ser o país mais sustentável do mundo. É nosso dever levar esse assunto a sério e fazer a nossa parte”, enfatizou.

Vera Naves destacou o aspecto social dentro de uma organização.

Ela conta que quando pensamos neste tema, logo somos remetidos à ideia de filantropia, o que, de fato, é extremamente importante. Entretanto, a atenção com o social, pela perspectiva de uma empresa, precisa começar com um olhar mais humanizado para os nossos próprios colaboradores. “A diferença está no que fazemos de dentro para fora”, argumentou, citando pontos como equidade, capacitação profissional, remuneração justa e plano de carreira, entre outros.

Já Luciene Melo ficou com a parte de Governança, uma vez que atua como mediadora judicial e privada.

“O ESG vem provocando uma verdadeira transformação cultural nos últimos anos, o que pode sim gerar algum tipo de conflito de governança. A mediação serve para ajudar nesse processo de mudança, criando, com neutralidade, um ambiente de fala, escuta e compreensão em busca de soluções”, explicou.

Mais conteúdo compartilhado

O evento também contou com a participação de Iza Barbosa, diretora da TerraGrata Consultoria em Sustentabilidade, e do gestor do SEBRAE – SP Marcelo Hiene como palestrantes, enriquecendo ainda mais o conteúdo compartilhado com o público presente.

Além disso, o fundador e CEO da FGV Ribeirão Preto – EdexLab, José Leandro Ciofi, enalteceu a importância do tema abordado.

“Se analisarmos as empresas que se destacam no mercado, veremos que elas já estão com as práticas ESG sendo desempenhadas em alto nível de eficiência. Por isso, promover o debate em torno desse tema é fundamental. Com o apoio do LIDE Mulher Ribeirão Preto e do SEBRAE, conseguimos dar um grande passo nesse sentido esta noite”, finalizou.

LIDE Ribeirão Preto

O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-trabalhando-para-projetos-ambientais_12168939.htm#fromView=search&page=1&position=2&uuid=f4783aee-a3fe-41cf-8765-9f8b1276d40b

Postagens relacionadas