Início Economia Mercado Novo de BH: Revitalização tornou local centro de economia criativa

Mercado Novo de BH: Revitalização tornou local centro de economia criativa

por Plataforma dos Municípios
Mercado Novo de BH

Mercado Novo de BH também gerou sucesso de pequenos negócios, além de 1.200 lojas de setores como moda, gastronomia, artesanato, livrarias e lojas de discos, com 15 mil visitas semanais

Um prédio dos anos 1960 que atende pelo nome de Mercado Novo. Mas, apesar de contraditório, a verdade é que o edifício, construído para ser um dos maiores mercados do país, foi reformado em 2018 e se tornou o queridinho da capital mineira.

Mercado Novo de BH

São 1.200 lojas e quase a metade delas faz parte da economia criativa. Gabriel Filho, que trabalha na administração do prédio, conta que ocupar o espaço do Mercado Novo em BH foi um desafio.

“O que fazer num espaço no centro de Belo Horizonte? Bom, nada melhor do que procurar a economia criativa.”

O Mercado Novo mantém a originalidade dos anos 60, todo revestido de Cobogó (tijolos vazados). Quem visita o local encontra moda, gastronomia, artesanato, livrarias e lojas de discos. O estilista Célio Dias é um dos empreendedores que movimenta o Mercado. Ele abriu sua loja em 2021 e sente que estar num ambiente que respira criatividade o fortalece.

“A economia criativa é um movimento. Poder trocar com outros artistas é super importante.”

Segmentos

No segmento da gastronomia, o Mercado Novo oferece, dentre várias opções, sorvetes. Eduardo Pinheiro abriu a fábrica de picolés no local em janeiro de 2022. Os sócios de Eduardo são Diogo Salomão e Pablo Gomide.

A unidade vende mais de 2 mil picolés por fim de semana. Tem de pitaya, de manga com maracujá, de limão capeta (também conhecido como limão-cravo) e doce de leite mineiro.

E também tem opção para quem quer levar um pedacinho do Mercado para casa. Na loja de souvenirs do Felipe e do Guilherme, objetos referenciam a capital, falam de lendas urbanas e de marcos arquitetônicos.

O Mercado Novo recebe mais de 15 mil visitantes por semana e é um sucesso de público e de pequenos negócios.

Serviço

Mercado Novo
Av. Olegário Maciel, 742 – Centro, Belo Horizonte (MG)
CEP: 30180-916
E-mail: [email protected]

*Foto: Reprodução/Flickr (Victor Márcio – SNPA.PHOTOS)

Postagens relacionadas