Museu Catavento e sua caixinha de surpresas sobre o mundo da ciência

Museu Catavento fica do lado do Parque Dom Pedro II, zona central de São Paulo

Fundado em março de 2009, o Museu Catavento é um espaço muito rico de conhecimento, que promove história sobre a ciência e tecnologia, aliado ao aprendizado e lazer.

Museu Catavento por dentro

A fachada do Museu Catavento já oferece uma parte visual incrível, pois fica dentro do Palácio das Indústrias, que foi inaugurado em 1924. O museu possui uma estrutura metálica importada no seu prédio principal, bastante visível no sótão. Seus tijolos aparentes possuem inúmeros elementos decorativos. Além de um porão fantástico, que encanta todos os visitantes.

Antes de ser o prédio que abriga o museu, o local já foi endereço de uma delegacia de polícia, Assembleia Legislativa e também da sede da Prefeitura da cidade. O local demorou 13 anos para ser construído e é conhecido como um grande março para a capital paulista.

Espaço interativo

Desde sua fundação em 2009, o museu foi criado com propósito de ser um espaço interativo que apresenta a ciência de modo instigante a crianças, jovens e adultos. E desde sua inauguração é um grande fenômeno de público. A instituição apresenta mais de 250 atrações divididas em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

A visita começa pela ala Universo, que recepciona os visitantes com a chegada do homem à Lua. Neste ambiente, as crianças têm uma aula sobre o Sol e também aprendem mais sobre as Constelações (recriadas no teto). É possível ainda ver alguns planetas e estrelas em pequenos observatórios na parede. Outro destaque é para meteorito que caiu há 6.000 anos na Argentina. Todavia, a criançada pode tocá-lo e a mão fica com cheiro de ferro.

Já na área de Vida, o público aprende sobre o DNA, com uma estrutura gigante e colorida. Portanto, fica mais fácil de entender as fitas de DNA e RNA.

Borboletário

No jardim interno do museu há um borboletário de 13 metros de diâmetro e 10 metros de altura, que encanta a todos. Também há flores lindas no centro de São Paulo.

Por outro lado, a sala das ilusões de ótica é uma das áreas mais divertidas do espaço. As imagens em preto e branco “misteriosamente” ganham cor, fotografias vazias ganham o retrato de personagens e num dos experimentos as pessoas trocam os rostos.

No Engenho há uma série de experimentos que arrepiam os cabelos. No local existe um gerador de Van der Graaf. Portanto, é uma das atrações mais disputadas pela garotada que quer ver os fios de pé.

Dinossauros

O Museu Catavento promove uma experiência com dinossauros sem sair do lugar. Ela ocorre na sala de realidade virtual, onde vemos os Dinos do Brasil.

Sociedade

Na sessão Sociedade há duas atrações diferentes. A primeira é um painel com sensores, onde os visitantes têm de passar seus pincéis para que uma tela escondida seja revelada.

Já o Monte dos Sábios tem sete metros de altura e é para corajosos. Isso porque trata-se de uma parede de escalada onde as pessoas se deparam com quadros falantes.

Por fim, o museu é um programa para toda família, a fim de encantar e gerar conhecimento.

Na pandemia, o local funciona de quarta-feira a domingo, das 11h às 16h.

*Foto: Divulgação