Museu da Música de Itu celebra 13 anos com mostra virtual

Museu da Música de Itu também abre as comemorações do centenário de Anna Escobar de Moraes Lima, com diversas atividades até novembro de 2021

No dia 13 de dezembro, o Museu da Música da Estância Turística de Itu completou 13 anos de muita história. Por meio de seu site oficial, houve a realização da mostra virtual “Luciano Francisco de Lima – o homem, a cidade, a memória”. O intuito desse evento foi levar ao público de casa seu acervo. E isso inclui um conjunto expressivo de objetos, documentos e imagens relacionados ao cidadão Luciano de Lima.

Luciano (1820 – 1897) também teve o seu bicentenário de nascimento celebrado neste ano. Ele foi tenente da Guarda Nacional e uma pessoa envolvida com causas de sua terra natal, o que inclui a construção de monumentos.

Todavia, seu nome e sua memória quase desapareceram com o passar dos anos. Mas, graças aos cuidados de seus descendentes, o médico Deodoro de Moraes Lima e a esposa Anna Escobar de Moraes Lima, sua história não foi perdida.

Museu da Música de Itu – importância de Anna Escobar de Moraes Lima

O Museu da Música de Itu se funde à trajetória de Anna Escobar de Moraes Lima (1921 – 2001). Isso porque ela foi uma pianista, professora e organista em São Paulo e Itu. Além disso, ela deixou um grande legado à cidade interiorana, que diz respeito à preservação da memória local. Sendo assim, o instituto guarda textos e documentos de Anna, além de preservar suas partituras e a biblioteca do casal.

Mostra virtual

A mostra virtual é resultado de alguns meses de pesquisa e levantamento de fontes no acervo do museu. A exposição traz imagens inéditas de objetos da coleção e narra a sua relação com a história de Itu. O evento online ainda discute a memória de uma personagem que pode ser lembrada ou esquecida.

Centenário de nascimento de Anna Escobar

A partir daí, a mostra do Museu de Música de Itu, juntamente com o Instituto Cultural de Itu, abrem as comemorações do centenário de nascimento de Anna Escobar. O evento inclui várias atividades programadas até novembro de 2021.

Serviço

Para saber mais informações do museu e dessa mostra virtual, acesse o site oficial ou envie um e-mail.

*Foto: Divulgação