Réveillon em Niterói: fiscalização será reforçada e eventos proibidos

Com a alta dos casos de Covid-19 em todo o país, o Réveillon em Niterói será diferente este ano. No caso, os eventos e festas que possam gerar aglomeração estão proibidos. Além disso, haverá uma maior fiscalização no cotidiano da cidade nos próximos dias, em toda a orla na noite da virada. Além disso, as festas privadas com cobrança de ingresso também foram proibidas.

Réveillon em Niterói

Sendo assim, agentes estarão espalhados pelas praias a fim de evitar a aglomeração espontânea de pessoas na areia. No dia 31 de dezembro, casas de festas, bares, clubes, restaurantes e quiosques estarão autorizados a funcionar apenas até às 18h.

Secretaria municipal de Ordem Pública

De acordo com nota da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), haverá um reforço da fiscalização durante o período de Réveillon em Niterói. A ação segue o que prevê o decreto 13.828/2020. Ou seja, manter as medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A secretaria manterá nas ruas equipes de guardas municipais e agentes da Seop e do Departamento de Fiscalização de Posturas. Os estabelecimentos já estão sendo comunicados quanto às novas determinações, e o descumprimento poderá acarretar em sanções como multas, interdição, apreensão de mercadorias e até mesmo cancelamento de alvará. Na areia das praias, os eventos também estão proibidos, e o trabalho será focado na conscientização da população com relação à necessidade do uso de máscaras e a manutenção do isolamento social. A secretaria sugere que os moradores evitem a permanência nesses locais e que as tradicionais despedidas de fim de ano aconteçam em um curto espaço de tempo.”

Apoio da Guarda Municipal

Contudo, conforme cronograma de fim de ano da cidade, durante o dia 31 equipes da Guarda Municipal vão circular com carros e motos. Além de montar barreiras em praias, conforme for preciso. O objetivo é restringir a circulação na orla e evitar aglomerações e desrespeito às medidas sanitárias.

“O acesso às praias continuará liberado para moradores realizarem atividades físicas individuais no mar, na areia e no calçadão, das 6h às 12h30m e das 16h às 22h. A Guarda Municipal fará a fiscalização com viaturas volantes e motocicletas. Os agentes também seguirão com a fiscalização nas praias entre 12h30m e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios. Veículos da guarda reforçarão a ação. As equipes manterão o trabalho de conscientização da importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários.”

Apoio da NitTrans

Por outro lado, a NitTrans afirma que a operação de trânsito nas próximas semanas será feita de acordo com o planejamento diário do município.

Episódio da árvore de Natal

Em decorrência de cenas de aglomeração registradas desde o dia 13 de dezembro, a árvore de Natal de São Francisco é ligada apenas durante duas horas: das 18h30 às 20h30.

Porém, a visitação ao interior da estrutura foi proibida, por causa da pandemia.

*Foto: Divulgação/ Roberto Moreyra