Museu Municipal Atílio Rocco: patrimônio histórico de São José dos Pinhais

Museu Municipal Atílio Rocco tem a missão de resgatar, preservar, e divulgar o patrimônio cultural da cidade, como trajetória histórica de sua sociedade

Situada na cidade de São José dos Pinhais, no interior de São Paulo, o Museu Municipal Atílio Rocco tem como missão resgatar ações, preservar e divulgar o patrimônio cultural, como histórica de sua sociedade.

Fundação do Museu Municipal Atílio Rocco

O Museu Municipal de São José dos Pinhais foi fundado por meio da Lei nº. 34/77 de 19 de setembro de 1977. E graças aos esforços de Ernani Zétola e da ação conjunta do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura Municipal.

Sua primeira sede foi na Rua Mendes Leitão, 2571, onde permaneceu por quatro anos. Além disso, pelo Decreto nº. 35/81 de fevereiro de 1981 passou a ser chamado Museu Municipal Atílio Rocco.

Edifício tombado pelo Patrimônio Histórico

A partir de março de 1981 passou a ocupar a atual sede que é um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade. O prédio foi construído na década de 1910, com o intuito de servir de residência para a família Ordine.

Contudo, o imóvel foi vendido para a municipalidade em 1920. Desde então, passou a abrigar, simultaneamente, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município. E também a Associação Comercial e Industrial, Agrícola e Prestadora de Serviços, até a década de 1980.

Acervo do Museu Municipal Atílio Rocco

Hoje, o museu conta a história da sociedade local, e é constituído em sua maioria por doações da população. Com isso, a instituição retrata por meio de seus espaços expositivos: temáticas educacionais, religiosas, culturais, esportivas, políticas e sociais de São José dos Pinhais.

Espaços Expositivos

O Museu Municipal possui 878 m² de área construída. Destes 417 m² são espaços expositivos, totalizando 12 ambientes.

Ação Educativa

Além disso, o Museu Municipal recebe grupos de alunos da rede municipal, estadual (Ensinos Fundamental, Médio, Especial e CEEBJA), das escolas de ensino privado e grupos específicos, que participam de mediação em todas as suas salas.

Contudo, também promove palestras educativas, entre elas sobre o Arquivo Histórico e Reserva Técnica do Museu. Oferece também o Projeto Memórias Culturais.

Arquivo Histórico

Por fim, o acervo do arquivo histórico é composto por fotografias, documentos históricos do século XIX e XX, livros códice, jornais da década de 50, 70, 80 e 90 (Correio de São José, Jornal Objetivo, Folha de São José, Tribuna de São José e Piatã, biblioteca especializada (livros sobre São José dos Pinhais, Curitiba e Região Metropolitana).

Quem quiser realizar uma pesquisa, basta agendar de terça-feira a sexta-feira, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta – das 8h às 12h, e das 13h às 17h
Sábados das 12h às 16h

*Foto: Divulgação