Início Saúde Nova fase do Corujão da Saúde foca em serviços oftalmológicos

Nova fase do Corujão da Saúde foca em serviços oftalmológicos

por Plataforma dos Municípios
Corujão da Saúde

Corujão da Saúde é uma iniciativa do governo de São Paulo, com oferta de 51 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias

Na semana passada, o governado João Doria (PSDB-SP) anunciou uma nova fase do Corujão da Saúde. Desta vez o foco será em serviços oftalmológicos. Eles serão oferecidos à população, com aproximadamente 51 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. O investimento foi de R$ 14 milhões, vindos do governo estadual. O programa teve início na última quinta-feira (21), em todo o Estado.

Corujão da Saúde

Doria destacou ainda que São Paulo começa uma nova fase do Corujão da Saúde, “vitorioso e inovador programa de saúde pública do Governo do Estado, programando 51 mil procedimentos oftalmológicos”. E ainda completou:

“O Corujão da Saúde foi retomado no mês de outubro e o Governo de SP vai prosseguir com o Corujão todos os meses no atendimento à população, principalmente a população mais vulnerável.”

Zerar a demanda

Além disso, a demanda pretende zerar a demanda reprimida de procedimentos oftalmológicos dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o último dia 20 de setembro. Serão oferecidos 23.112 exames de dez tipos diferentes, 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.

Todavia, esses procedimentos serão feitos em 46 AMEs de todas as regiões do estado e em 10 hospitais da rede da Secretaria de Estado da Saúde. Tais serviços vão oferecer agendas extras em horários alternativos para zerar a demanda reprimida.

Contudo, esta ampliação será possível por conta da queda dos atendimentos por Covid-19 e pelo avanço da vacinação em São Paulo.

Sobre isso, Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde, reforça:

“O objetivo do Governo de SP é zerar a fila de oftalmologia dos AMEs até dezembro deste ano. É um investimento importante em Saúde, priorizando atendimentos especializados e beneficiando todas as regiões.”

Retomada do programa

Em setembro, o governo paulista anunciou a retomada do Corujão, com foco em Oncologia. Neste caso, a intenção é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer e realizar 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia.

Já os abastecimentos começaram no dia 1º de outubro e já foram feitos 16 mil exames e aproximadamente 750 sessões radioterápicas.

O chamamento público teve participação de 92 serviços da rede privada, entre eles: Instituto Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa, Hospital Santa Catarina, HCor, e outros.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas