Início Saúde Úlcera gástrica: Cannabis pode ser útil para tratamento?

Úlcera gástrica: Cannabis pode ser útil para tratamento?

por Plataforma dos Municípios
Úlcera gástrica

Úlcera gástrica requer mais estudos, mas em pesquisas anteriores demonstrou os benefícios da cannabis para inflamações gastrointestinais

A cannabis medicinal tem sido uma grande aposta para uma série de condições médicas, que vão desde ansiedade a crises epilépticas e espasticidade, assim como doenças neurodegenerativas. Mas, conforme a ciência avança, novos usos são explorados. Sendo assim, alguns pacientes já têm relatando uma melhora significativa para úlceras e gastrites.

Úlcera gástrica – uso da cannabis medicinal vale a pena?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar a definição de úlcera péptica. De acordo com o médico gastro Gustavo Menelau, as úlceras gástricas são feridas internas no revestimento do estômago ou duodeno, ou ainda se o estômago produzir mais ácido que o normal.

Sintomas

Já entre os sintomas, a úlcera gástrica pode provocar uma série de desconfortos, como queimação, enjoos, vômitos, dores abdominais e até sangramento nas fezes.

Genética

Todavia, tal condição pode ser hereditária. Porém, também pode aparecer por meio de uma bactéria chamada H.pylori. E até como uma evolução da gastrite, que por sua vez, ocorre por causa de uma ação agressiva do sulco gástrico no estômago.

Tratamento

O tratamento convencional é feito através de remédios que aliviam a produção de ácidos gástricos, ou até por meio de antibióticos, quando falamos da bactéria. Mas, em alguns casos, há a possibilidade de intervenção cirúrgica.

Cannabis como tratamento para úlcera

Segundo a médica integrativa Amanda Medeiros à Cannalize, o CBD (canabidiol) é um anti-inflamatório potente, que pode ser útil para tratar os principais sintomas da gastrite e da úlcera, como a queimação, disfagia e náuseas.

Além das suas propriedades analgésicas e antioxidantes, elas podem ser úteis no tratamento da condição.

Estudos

Por outro lado, os estudos nesta área ainda são insuficientes, mas seus efeitos benéficos já estão sendo comprovados. Pelo menos em animais já foram.

O que as pesquisas dizem?

Conforme estudo feito no Rio Grande do Sul, o óleo de canabidiol pode reduzir a produção do suco gástrico, reduzindo assim as úlceras. Sem contar que a cannabis também relaxa os músculos do trato gastrointestinal, alivia os sintomas, previne a dor e o crescimento da ferida.

Já outra pesquisa, publicada no Journal of Clinical Investigation, mostrou que pacientes de doenças gastrointestinais como Doença de Crohn ou colite ulcerativa tiveram melhoras após utilizar a planta.

Tratamento complementar

A médica integrativa ressalta também que apesar da falta de mais estudos, há vários relatos de casos em que a cannabis se mostrou efetiva para problemas gastrointestinais. E o melhor de tudo: com efeitos colaterais mínimos. Ela afirma que tem pacientes que não tiveram efeitos nenhum.

Mas, é importante reforçar que a cannabis entra como um tratamento complementar e que cada caso é único. É uma questão de conversar com seu médico, explica Amanda.

Ela disse ainda que é importante ter atenção ao PH gástrico, mudar a alimentação e o estilo de vida para resultados mais efetivos com o óleo de canabidiol.

Consulte um médico

Por fim, é de extrema importância que qualquer produto feito à base de cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá orientar de modo específico e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

*Foto: Reprodução/Pixabay (derneuemann)

Postagens relacionadas