Início Cotidiano Lagoa do Geladinho: Bactéria que causa cólera é encontrada

Lagoa do Geladinho: Bactéria que causa cólera é encontrada

por Plataforma dos Municípios
Lagoa do Geladinho

Lagoa do Geladinho, que fica em Feira de Santana (BA), teve amostra que provoca a doença, encontrada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA)

No último final de semana, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) encontrou a bactéria causadora da cólera em amostras de água da Lagoa do Geladinho, que fica no Parque Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana. A bactéria Vibrio cholerae provoca a doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado. A análise foi realizada pelo laboratório de Microbiologia de água do Lacen, após relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) indicar a ocorrência de morte de peixes da espécie Akari (Cascudo), a priori sem causa conhecida.

Lagoa do Geladinho

Além disso, com a confirmação da presença da bactéria na Lagoa do Geladinho, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), divulgou uma série de recomendações que pode alterar o cotidiano daquele entorno. E também orientou as condutas a serem adotadas em relação à notificação de eventos que tenham correlação com o local contaminado.

Ações

Dentre as ações recomendadas, estão: a interdição da Lagoa do Geladinho, a realização de coletas em novos pontos da lagoa para que o teste seja repetido e a realização de busca ativa de casos de diarreia em toda a rede de assistência à saúde.

Sobre a cólera

A cólera é uma doença relacionada majoritariamente à higiene e ao saneamento básico. Apesar de nem sempre apresentar sintomas claros, a doença pode ser subclínica. Ou seja, ela pode ser caracterizada por um episódio de diarreia não complicada e discreta, ou ainda uma doença fulminante, potencialmente letal. O início dos sintomas é geralmente abrupto, indolor, com diarreia aquosa e vômitos.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Simon James)

Postagens relacionadas