30º Festival Internacional Curta Cinema dependerá de financiamento coletivo

Festival Internacional Curta Cinema captará recursos para a realização da 30ª edição por meio do site Benfeitoria

Para entreter os cinéfilos, atualmente está no ar a mostra virtual e festival Curta Quarentena. Então, a iniciativa reúne 268 curtas-metragens de até cinco minutos encontrados em casa por profissionais do setor audiovisual e criativos durante a pandemia.

Festival Internacional Curta Cinema

Todavia, o Festival Internacional Curta Cinema vai depender de um financiamento coletivo para viabilizar sua 30ª edição. Por meio de uma campanha no site Benfeitoria, o produtor Ailton Franco Jr., diretor e curador do evento, pede apoio para arrecadar os R$ 80 mil pagos para custear na primeira fase do projeto.

No entanto, até o momento, foram captados em torno de R $ 18 mil. Já a meta precisa ser atingida até o dia 12 de outubro, afirma Ailton:

“Estamos em um momento muito difícil para a cultura, sofrendo em todas as restrições governamentais. Por enquanto, a arrecadação está um pouco abaixo do esperado. Sem patrocinadores, essa foi a única saída para realizar a 30ª edição. O festival é muito importante porque promove liberdade de experimentação e narrativa. As pessoas sentem livres para contar uma história – explica Franco Jr .”.

Pandemia

Desde que a pandemia do novo coronavírus se instalou no Brasil, o setor audiovisual teve que se reinventar. É o caso do Festival É Tudo Verdade, que logo no fim de março anunciou que a mostra deste ano seria online. Outro caso foi o lançamento, no mês de julho, de um programa para pequenos exibidores de cinema se inscreverem.

Programação do Curta Quarentena

Para conferir a programação do Curta Quarentena, basta acessar suas redes sociais, no Instagram e no canal do YouTube da mostra.

O jornalista Mario Camelo, idealizador do festival, explica que os curtas-metragens são um verdadeiro memorial de histórias, perspectivas, ideias e lembranças que a quarentena trouxe à tona a seus realizadores. A viabilização do evento foi contemplada por meio do edital Cultura Presente Nas Redes, criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Vencedor

Já o vencedor do Curta Quarentena será anunciado no próximo sábado (19). Como prêmio, a pessoa levará todo o valor arrecadado numa vaquinha virtual.

O melhor vídeo será escolhido por um júri especializado composto pela atriz e produtora Miriam Freeland, o ator e diretor Roberto Bomtempo, a roteirista Renata Sofia, o cineasta Lufe Steffen, o cineasta e pesquisador Bruno Machado, o diretor e editor Henrique Alqualo e jornalistas da revista “Philos ”.

*Foto: Divulgação