Início Cotidiano Niterói registra maior procura por imóveis com quintal ou mais quartos

Niterói registra maior procura por imóveis com quintal ou mais quartos

por Plataforma dos Municípios
niterói registra maior procura por imóveis com quintal ou mais quartos

Imóveis com quintal e em áreas verdes têm seguido uma tendência nacional, em razão da pandemia de Covid-19

Desde a instalação do período de quarentena no Brasil, cada vez mais as pessoas enxergam a necessidade de morarem em imóveis com quintal ou em apartamentos com mais quartos. Isso porque muitos estão trabalhando remotamente e precisaram modificar seu cotidiano e adaptar seus lares para conseguirem trabalhar também.

Imóveis com quintal em áreas verdes e praias

Este é o caso da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. O município litorâneo tem registrado cada vez mais procura por imóveis com quintal. Prova disso é uma pesquisa levantada pela imobiliária digital Quinto Andar, que revela que a procura por casas de condomínio na cidade cresceu em 128% entre abril e setembro, no comparativo com o mesmo período de 2019. Em relação aos apartamentos, a demanda caiu em 3%. Em contrapartida, um busca geral mostra que os dois tipos de moradia cresceu 54% para unidades com quatro quartos e 8% para três dormitórios.

Bairros mais buscados

Já sobre os bairros mais procurados, estão: Icaraí, Santa Rosa, Ingá, Fonseca, São Francisco, Barreto, São Domingo, Charitas, Badu, Itaipu e Piratininga. Ainda segundo o levantamento, teve um crescimento da utilização de filtros atrelados ao bem-estar com a casa. Isso engloba: vista livre (309%), luminosidade natural (293%), sol da manhã (289%) e rua silenciosa (240%).

Outras imobiliárias

Todavia, em uma pesquisa da imobiliária Brasil Brokers, o percentual de venda de imóveis de quatro quartos passou de 20%, em 2019, para 31% neste ano. Sobre isso, o diretor regional do Brasil Brokers Niterói, Eduardo Davis, afirmou:

“Nossas vendas faturadas aumentaram 100% em relação ao primeiro trimestre de 2020 e 200% em relação a abril e maio. É perceptível o aumento no interesse por imóveis mais numerosos. Em alguns casos, os clientes até abrem mão de regiões centrais por conta do tamanho.”

Juros dos imóveis com quintal e outros tipos

Já a construtora Bacos apontou que as coberturas também foram as primeiras a serem vendidas no Algarve Residencial, por exemplo. A entrega do empreendimento ocorrerá apenas em maio de 2023. Lançado em fevereiro, um mês antes do anúncio da pandemia, o local conta com espaço de coworking e espaço para crianças terem aulas. Portanto, isso tudo contribuiu para alavancar as vendas em um cenário de 40%, observa o diretor da Bacos, Richard Sonsol:

“As pessoas estão querendo mais espaço para ficar em casa – conclui o sucesso, que também associa o sucesso das vendas à queda na taxa de juros para compra de imóveis.”

Região oceânica

Além disso, a procura por imóveis com quintal, seja para locação ou compra, se intensificou a partir de maio, principalmente na Região Oceânica, afirma Luiz Claudio Moreira, diretor da Self Adm:

“Quase todas as casas foram alugadas. Esta é uma tendência que veio na pandemia. Há uma grande procura por coberturas e casas com área livre, de lazer e varanda.”

Novo perfil de locação e compra de imóveis com quintal

Já para Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio, o novo perfil revela uma diversificação entre a categoria de inquilinos e compradores e que deve continuar pós-pandemia:

“Há aqueles que mudaram de vida e hoje trabalham de casa, e outros que não vão ficar nesse formato. Esse movimento tem acontecido em todo o estado, e a Região Oceânica vive isso, assim como a Região Serrana do Rio. Houve uma inversão e a casa que era de veraneio e de campo, hoje é a habitação principal.”

Preços dos imóveis maiores

Sendo assim, o vice-presidente acredita que os valores destes imóveis maiores devem aumentar, em média, 10% até o final de 2020. O de locação já subiu um pouco e o de vendas deve demorar um pouco mais, conclui Schneider.

Venda de lotes

Além disso, a venda de lotes também está aquecida. Um exemplo disso é que a Pró Lotes, empresa especializada na construção e incorporação de terrenos e casas prontas em condomínios fechados, venderam só no mês passado 65% do estoque do condomínio Solaris Residencial Clube, em Maricá. Para a diretora comercial Patrícia Perini, antes da pandemia, eles vendiam de 30 a 40 terrenos por mês. Atualmente, “atingimos a marca de cem, praticamente o triplo”.

*Foto: Divulgação/Luiza Moraes

Postagens relacionadas