Balé da Cidade de Teresina retoma ensaios presenciais

Danças do Balé da Cidade de Teresina voltarão de forma gradual, respeitando os protocolos sanitários

Assim como outras atividades ligadas à arte, em Teresina, no Piauí, o Balé da Cidade de Teresina também parou seus ensaios por conta da pandemia de Covid-19. Mas agora, após um ano ensaiando em casa, a companhia de dança começa seu retorno gradual de ensaios e aulas presenciais. No entanto, de modo provisório em uma nova casa.

Balé da Cidade de Teresina

A sede do Balé da Cidade de Teresina, que antes funcionava na Casa de Cultura (bairro Centro), foi transferida, temporariamente, para o Teatro João Paulo II, que fica na região Sudeste da capital.

Apesar disso, Chica Silva, diretora da companhia de dança, reforça que este é um momento feliz. Porém, os cuidados com a saúde continuam. Sendo assim, os ensaios do corpo de balé vão seguir com novos modelos de trabalho.

“Estamos nos adaptando a esse novo momento para que possamos ensaiar juntos. Saímos de casa, mas sem relaxar nos cuidados, todos usando máscara e ainda sem grandes aglomerações.”

Acesso

Por outro lado, Scheyvan Lima, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, ressalta o compromisso da gestão municipal de descentralizar os projetos culturais para que mais residentes de Teresina possam ter acesso a estes serviços.

“Estamos transferindo alguns projetos que funcionavam na Casa da Cultura para outras casas ligadas a FMC, por isso resolvemos em comum acordo com o Balé da Cidade, transferir, de forma momentânea, a companhia para o Teatro João Paulo II, que irá possibilitar a estes profissionais um espaço adequado para ensaios e apresentações, bem como beneficiar a população do grande Dirceu.”

Histórico da companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 28 anos no cenário artístico local e nacional, com a missão de contribuir com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense.

Por meio de suas atividades, a companhia promove diferentes ações, como temporadas de apresentações gratuitas, rodas de conversas e formação continuada.

Atualmente, a companhia conta com 19 integrantes e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.

*Foto: Divulgação