Caminhada solidária estimula doação de órgãos em BH

O evento “VII Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes” acontece amanhã (21), a partir das 9h, na Praça da Assembleia e estimula a população em relação à doação de órgãos

Neste sábado (21) acontece a sétima edição do evento “Caminhantes – Caminhadas pelos Transplantes”. A concentração começa às 9h, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte (MG). O motivo da caminhada é incentivar a população a respeito da doação de órgãos, a partir de atividades voltadas para esta causa.

Além disso, neste mês também é comemorado o Setembro Verde, que tem por objetivo justamente conscientizar as pessoas da importância de doar um órgão a quem tanto precisa realizar um transplante. O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, entidade de saúde pertencente ao SUS, faz transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea.

Campanha de doação de órgãos

A ideia do evento de caminhada é juntar pacientes transplantados, além dos que estão em fila de espera para mobilizar a sociedade, chamando a atenção do qual é importante este ato solidário que, em alguns casos, pode ser a única alternativa para salvar vidas.

Quem já faz parte da lista de doação de órgãos, sabe que o ato de solidariedade pode promover à outra pessoa a oportunidade de recomeçar a vida. Muitos pacientes dependem de um transplante para permanecerem vivos ou para ter a chance de obter uma melhor qualidade de vida, quando todos os métodos terapêuticos não mais capazes de serem efetivos.

No entanto, o estado de Minas Gerais ainda apresenta um percentual pequeno de doadores de órgãos. Segundos informações do MG Transplantes, hoje 4.077 pessoas aguardam na lista de espera pela oportunidade de realizar um transplante. Por isso que é importante que a população seja conscientizada para que o número de doadores de órgão cresça ainda mais.

O MG Transplantes também revela que entre janeiro e agosto deste ano foram feitos 1.497 transplantes no estado mineiro. Atualmente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh realiza transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea e rim, se tornando maior centro transplantador de coração de Minas Gerais.

Atividades da caminhada

A sétima edição Caminhantes promoverá uma série de atividades que vai além da já tradicional caminhada solidária, que acontece desde 2010. O evento reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multidisciplinar do hospital. O evento também prestará diversos serviços gratuitos à população de Belo Horizonte, como medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos.

Confira abaixo os horários das atividades:

9h às 12h: Oficina de bolhas de sabão gigantes com o grupo “Efeito Bolha”;

9h10 às 9h30: Atração musical (a confirmar);

9h30 às 11h30: Circuito Saúde HC-UFMG: Medição de pressão arterial e glicemia e orientação nutricional;

9h30 às 11h30: Entrega de mudas ornamentais e aromáticas doadas pelo Horto Florestal e Departamento de Áreas Verdes da UFMG;

9h30 às 10h: Roda de conversa “Do paciente ao doador: relatos sobre a importância de salvar vidas”;

11h30 às 11h50: Alongamento e atividades de relaxamento – Laboratório do Movimento da UFMG;

11h50 às 12h10: Caminhada simbólica com o grupo de percussão “Árvore da Vida”.

Fonte: Portal BHAZ

*Foto: Divulgação / Hospital das Clínicas