Centro Cultural Alto Vera Cruz: confira programação de 25 anos de história na praça

Centro Cultural Alto Vera Cruz celebra data neste sábado (9), relembrando sua efervescência cultural, além de shows de artistas locais e convidados, e uma exposição

Neste sábado (9), o Centro Cultural Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG), celebra os seus 25 anos de história e muita efervescência cultural. Além disso, local sempre foi palco de várias linguagens artísticas e iniciativas. Todas elas marcadas por uma grande articulação entre o poder público, comunidade, agentes culturais locais, artistas novatos e veteranos.

Centro Cultural Alto Vera Cruz – a festa

Para marcara a data histórica, o Centro Cultural Alto Vera Cruz já havia aberto a exposição “Conexão Cultural: 25 anos de Arte pela Vida”. E neste sábado, haverá uma programação especial, feita pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com os Centros Culturais em Rede, valoriza a história e as expressões artísticas dos territórios Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras (território L4).

O evento é gratuito e ocorre na Praça Padre Marcelo – Alto Vera Cruz (Praça do Posto), a partir das 14h. A festa conta com shows de artistas locais e convidados como Cacá Gualberto, Berêta, Du Gordo, Legusta e os grupos ZLOST e Setor. Também haverá a realização de graffiti ao vivo com os artistas Wanatta, Patty_Nowsei, Pedro CRIA e Lucas Alfa (Taquaril).

Vale ressaltar que a iniciativa segue os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Para mais informações acesse a página oficial do evento.

Segundo Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura:

“O Centro Cultural Alto Vera Cruz é fruto de um rico processo de mobilização que fortalece e garante a participação da comunidade desde sua inauguração. A mostra resgata a história do espaço, valoriza as expressões artísticas locais e reforça os vínculos entre o Centro Cultural, os artistas e a comunidade de maneira geral.”

Como foi a construção da “Conexão Cultural: 25 anos de arte pela vida”

Entre os meses de janeiro e fevereiro, artistas do Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas e Castanheiras se encontraram para conhecer e debater a importância da herança cultural de seus territórios. Sendo assim, a programação foi construída em conjunto com a Comissão Local de Cultura L4, criando ações culturais que valorizem as expressões artísticas produzidas no território. O objetivo é fortalecer vínculos da comunidade com o Centro Cultural Alto Vera Cruz.

Por outro lado, há também o destaque para a resistência artística do local que ocorre sob a coordenação artística de Marilda Cordeiro e que possibilitou aos participantes a criação de novas propostas artísticas. Todas elas conctadas aos temas discutidos nas linguagens da música, dança e graffiti. Isso tudo resultou em: composições autorais dos coletivos artísticos e criações conjuntas feitas durante os encontros.

Serviço

Mostra “Conexão Cultural: 25 anos de Arte pela Vida”- Centro Cultural Alto Vera Cruz
Data: 9 de abril de 2022
Horário: 14h
Entrada: evento presencial gratuito
Classificação: livre
Local: Praça Padre Marcelo – Alto Vera Cruz (Praça do Posto)
Ingressos: não é necessário retirada antecipada

*Foto: Reprodução/Poliana Pinto