Início Política Cidade mais feminina do Brasil: Santos conta com políticas públicas exclusivas

Cidade mais feminina do Brasil: Santos conta com políticas públicas exclusivas

por Plataforma dos Municípios
Cidade mais feminina do Brasil: Santos conta com políticas públicas exclusivas

Cidade mais feminina do Brasil fica no litoral sul paulista e com 228,8 mil habitantes mulheres

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE): Santos é a cidade mais feminina do País, com a maior proporção de mulheres entre os habitantes. Dos 418 mil moradores santistas, 228,8 mil são do sexo feminino. Enquanto isso, a média nacional é de 51,5% de mulheres, em Santos, esse percentual sobe para 54,68%, o que representa 82,9 homens para cada 100 mulheres no Município.

Cidade mais feminina do Brasil

Além disso, na Cidade mais feminina do Brasil, a Prefeitura de Santos conta com 65,4% de seu quadro funcional composto por servidoras, num total de 7.171 mulheres. Elas também se destacam ocupando 54,4% dos postos de liderança do Município, com 611 em cargos de chefia ou coordenação, sendo que a Procuradoria Geral do Município e as secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), Educação (Seduc), Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Infraestrutura e Edificações (Siedi) e Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) têm mulheres no comando.

Semulher

A Semulher foi criada no ano passado pelo prefeito Rogério Santos pela percepção do crescimento desta população, com o objetivo de reforçar uma política pública de empregabilidade e também de combate à violência contra a mulher. “Santos tem uma história de vanguarda na defesa dos direitos das mulheres e, desde o início da nossa gestão, temos intensificado esse trabalho investindo em programas, projetos e políticas públicas que visam garantir os direitos das mulheres. Os novos dados divulgados pelo IBGE atestam nossa assertividade ao desenvolver ações de combate à violência contra a mulher, ao ofertar emprego e incentivar o empreendedorismo e ao atuar pela promoção da saúde e do bem-estar das santistas”, avalia a secretária da Semulher e vice-prefeita, Renata Bravo.

Programas já implantados

Entre os programas já implantados, destacam-se o Mãe Santista, o Disk Amamentação, o Curso de Defesa Pessoal, a Casa da Mulher, a Casa Sigilosa, Guardiã Maria da Penha, entre outras. Todas as ações podem ser conhecidas por meio do “Santos Mulher”, aplicativo para celular, lançado neste ano e disponível para os sistemas iOS e Android, que reúne informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Santos ao público feminino.

Por fim, esta iniciativa contempla o item 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de Gênero.

*Foto: Reprodução/Instagram Oficial Psicóloga Obstétrica

Postagens relacionadas