Edição 2020 do Dia C bate recorde em arrecadações

Baseada em atitudes simples capazes de mover o mundo Dia C bate recorde de arrecadações em meio à pandemia de Covid-19

Uma iniciativa que acontece há 10 anos no país foi realizada no último dia 6 de julho, e que se baseia na procura por um mundo mais justo e igualitário. Trata-se do Dia C – Dia de Cooperar. A edição 2020, assim como as anteriores, foi liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB).

Entre as cooperativas que participam anualmente do projeto está a Sicredi. Sendo assim, ela engajou mais uma vez seus colaboradores, associados e comunidades das áreas de atuação da cooperativa, em causas sociais, culturais, ambientais e voltadas à educação financeira de adultos e crianças.

Na edição passada, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP atingiu mais de 20.700 pessoas diretas e indiretamente, através de 50 projetos e trabalho de aproximadamente 800 voluntários.

Dia C bate recorde de arrecadações em 2020

O Dia C deste ano foi desafiador, em decorrência da crise na saúde, provocada pela pandemia. Meso assim, o resultado foi bastante animador, segundo a Sicredi. Foram mais de dois mil voluntários e cerca de 15 mil pessoas impactadas diretamente pela iniciativa, nas áreas de atuação da cooperativa. As regiões atendidas foram: a Oeste, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná, São Paulo (capital) e ABCD paulista. Além disso, esta edição bateu recorde em arrecadações.

Ao todo, foram arrecadadas 46 toneladas de alimentos, 117 caixas de leite, 650 frascos de álcool em gel, 4.100 unidades de máscaras, 6.500 itens de higiene e limpeza, 6.500 peças de vestuário e calçados, 42 cobertores e 1.000 fraldas geriátricas.

São Paulo capital

Na cidade de São Paulo, duas ações da Sicredi merecem destaque. A primeira delas diz respeito à arrecadação de 1.404 litros de leite, doadas à Basílica Menor de Sant’Ana, que será utilizada totalmente pela Pastoral do Café da Manhã dos Pobres. Esta ação atende mensalmente 18 mil pessoas que vivem em situação de rua na região de Santana, zona norte da capital. Já o segundo destaque é sobre a coleta de alimentos para o Lar Nefesh, situado no Parque Novo Mundo. A entidade atende crianças de zero a 17 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos e que estejam vivendo em situação de risco.

Ainda em São Paulo, a cooperativa fez a doação de 4.000 unidades de máscaras de proteção à Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Elas foram distribuídas aos comerciantes e funcionários, por meio de 15 distritais da ACSP.

Contudo, outra ação que também arrecadou alimentos e produtos de higiene na capital paulista, mais precisamente na zona leste, foi a instituição filantrópica OS Pró-Saúde. A entidade destinou a arrecadação às famílias das crianças que frequentam seus quatro centros de educação infantil.

ABCD Paulista

Nas cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, no ABCD paulista, foram coletadas 31 bolsas de sangue. Sendo assim, cada uma delas pode ajudar a salvar até quatro vidas.

dia c bate recorde no Paraná

Já no Paraná, os voluntários do Dia C ajudaram a readequar a ala de pediatria do Hospital Santa Casa de Goioerê. Além disso, também auxiliaram nas vendas de máscaras, que foram revertidas na compra de uma máquina de hemodiálise para Assis Chateaubriand (PR).

Sobre esta atitude positiva, Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, declarou

“Mais um ano de celebrarmos o Dia C, agora de forma diferente em função da pandemia. O que não mudou foi a mobilização, o engajamento e o voluntariado, desde a coleta de alimentos e produtos de higiene até máscaras para esse momento de dificuldade. Foram várias ações que mostraram como a cooperação pode fazer uma sociedade melhor.”

Cláudia Bonatti, gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP expressou sua gratidão pela dedicação dos envolvidos no Dia C 2020:

“Gratidão a todos que fizeram do Dia C 2020 o melhor e mais importante da nossa história, especialmente por chegarmos a cada vez mais pessoas.”

Festa de encerramento

Para celebrar o resultado recorde do Dia C 2020 foi realizada uma festa totalmente online, com conteúdo nas redes sociais, além de interação em tempo real. Embora, o período atual seja de distanciamento social, o tema central da iniciativa que perdura há uma década permaneceu o mesmo: pessoas cuidando de outras pessoas.

Sobre a Sicredi

A Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, fundada há 31 anos e que valoriza seus mais de 4,6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Possui mais de 1.900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros, que podem ser consultados em seu site.

FGCoop

Além disso, todos os depósitos mantidos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. Todavia, o valor é o mesmo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos clientes dos bancos. 

Em contrapartida, as cooperativas filiadas ao Sicredi também têm acesso ao sistema de garantia solidária do sistema, pautado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão centralizada dos recursos e fundos garantidores.

*Foto: Divulgação