Empréstimo do Fonplata: Acre discute itens em carta proposta para Ministério da Economia

Empréstimo do Fonplata pode conceder ao Estado um valor que terá impacto positivo para o desenvolvimento humano das regiões a serem atendidas com os projetos

No fim de novembro, o secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, recebeu em Brasília, representantes do Estado do Acre. O motivo foi para debater os parâmetros do empréstimo junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Empréstimo do Fonplata ao Acre

Na reunião para tratar do empréstimo do Fonplata ao Acre estiveram presentes o chefe da representação do Acre em Brasília (Repac), Ricardo França, o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; o diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplag, Alexandre Tostes, e a técnica da Fonplata, Patrícia Silveira.

Análise dos parâmetros

O secretário fez uma análise dos parâmetros a serem tratados na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). Sendo assim, ele definiu os principais pontos estruturais da carta. Entre os quais, o impacto para o desenvolvimento humano das regiões a serem atendidas com os projetos.

Além disso, Ricardo Brandão reforçou a importância da reunião no sentido de tratar dos “subsídios para o aprimoramento da carta proposta, que demonstrará aos órgãos envolvidos o grande desenvolvimento, não só estrutural, mas, sobretudo, humano para as populações que serão beneficiadas com os projetos selecionados pelo governo do Estado”.

Ligação do Acre com outros órgãos em Brasília

Por outro lado, o chefe da Repac, Ricardo França, confirmou novamente que o trabalho de sua pasta se empenha na ligação entre o Estado com os vários órgãos em Brasília:

“Somos o elo necessário para agilizar os interesses do Acre na capital Federal e, diuturnamente estamos empenhados na solução dos pleitos em trâmite e as novas possibilidades para o desenvolvimento do Acre.”

Por fim, também participaram da reunião, o secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais adjunto, João Rossi, e Carlos Lampert, subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento de Mercado Internacional do Ministério da Economia.

*Foto: Reprodução/David Casseb