Início Economia Niterói Cidadã: 2ª edição terá mais 50 vagas em cursos do Terceiro Setor

Niterói Cidadã: 2ª edição terá mais 50 vagas em cursos do Terceiro Setor

por Plataforma dos Municípios
Programa Niterói Cidadã

Programa Niterói Cidadã foi criado pela Prefeitura municipal em setembro de 2021, com a finalidade de fortalecer as entidades do Terceiro Setor

O Programa Niterói Cidadã vai oferecer mais 50 vagas em cursos de capacitação para organizações da sociedade civil. Esta será a segunda edição do programa, que foi criado pela Prefeitura de Niterói em setembro de 2021. A finalidade é fortalecer as entidades do Terceiro Setor com foco no aprimoramento da gestão para que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) possam se formalizar, se desenvolver, atingir objetivos, captar recursos de modo independente e participar de editais. Com isso, movimentará a economia local. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online no Portal de Serviços da Prefeitura.

Programa Niterói Cidadã

Nesta edição do Niterói Cidadã, a novidade é a inclusão de dois novos módulos: LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A mudança foi feita após pesquisa com as organizações que participaram da primeira edição do programa. 

Além disso, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o programa possui o objetivo de capacitar as organizações para que, cada vez mais, elas consigam tornar projetos viáveis.

“A questão fundamental do nosso programa é fortalecer o Terceiro Setor para que as organizações tenham uma gestão profissional e independente. Essa iniciativa tem uma relevância muito grande. Alcançamos excelentes resultados na primeira edição do Niterói Cidadã e temos certeza que vamos repetir esse bom desempenho nesta segunda edição. Com esse programa, vamos incentivar mais organizações a se aprimorarem.”

Oficina

Contudo, a edição ainda terá uma oficina em que as organizações, na prática, vivenciarão a experiência de estruturar um projeto. E também haverá uma oficina de comunicação, onde as entidades vão aprender a apresentar um modelo de negócio (pitch).

Já a primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael, reforçou que o Programa Niterói Cidadã é essencial para que as organizações do Terceiro Setor se consolidem e consigam gerar mais empregos.

“Fico muito emocionada com esse programa. Trabalho há muito tempo com o terceiro setor e sei o quanto é difícil levar adiante os processos e os projetos. A burocracia pode ser grande, muitas organizações não sabem nem como retirar certidões que são importantes para que obtenham verbas. Os cursos e o apoio que a Prefeitura irá oferecer serão de extrema importância para que as organizações se fortaleçam.”

Como fazer a inscrição – passo a passo

Para fazer a inscrição, a organização do Terceiro Setor deve seguir um passo a passo:

1 – Acessar o Portal de Serviços através deste link.

2 – Fazer login com a conta GOV.BR (como no ConectSUS).

3 – Clicar em “Buscar” no Catálogo de Serviços.

4 – Procurar por Niterói Cidadã.

5 – Preencher todos os campos do Formulário.

6 – Enviar o Formulário.

Após o envio das informações, o representante da entidade receberá um e-mail de confirmação da inscrição e a situação do cadastro. 

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas