Pará já imunizou 400 mil pessoas contra Covid-19

Pará já imunizou 400 mil moradores e se aproxima cada vez mais das 500 mil doses

Neste domingo (28), o Pará chegou à marca de mais de 400 mil aplicações da vacina contra a Covid-19. Os beneficiados com a dose se emocionaram na fila. Além disso, nas reações de cada vacinado é possível enxergar a representatividade que o fruto da produção científica brasileira e mundial proporciona.

Foi o caso do senhor Cizico Farias de Sales, de 65 anos. Apesar da aplicação ser rápida, ela foi suficiente para despertar um sentimento de gratidão, “muito obrigado! Muito obrigado!”, finalizou o trabalhador autônomo.

Todavia, o início da vacinação em fevereiro em alguns estados gerou tumulto e filas. É o caso da vacinação em Macapá, que provocou aglomeração em shopping.

Pará já imunizou 400 mil

Já para a professora e historiadora Edilza Fontes descrever a sensação de receber a primeira dose da vacina é lembrar de quem vivenciou os riscos que o vírus pode gerar. Mas que também lutou e venceu o grande desafio e hoje tem mais saúde:

“Eu tive Covid-19 em outubro, fiquei internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 18 dias.”

E ainda concluiu:

 “A gente não costuma refletir sobre o que a gente já fez na vida, mas quando a gente se vê em uma UTI, acaba refletindo sobre muita coisa. Eu queria sempre ter muita força para viver e fazer o que eu ainda não tinha feito.”

O poder da ciência e a importância do SUS no país

Outra paraense que sentiu muita felicidade em tomar a primeira dose foi a administradora Ana Celeste Pereira Ferreira, de 64 anos. Ela conta que após ver seu marido, o jornalista e escritor Octávio Pessoa Ferreira, 68 anos, receber a primeira dose da vacina no final de semana passado, ela mesma vivenciou a experiência de iniciar o processo de imunização contra a Covid-19.

“É muito emocionante ver tanta gente envolvida nessa causa, pesquisadores, profissionais de saúde, voluntários. Todos envolvidos para que a gente possa receber uma vacinação de qualidade e gratuita. Viva o SUS!.”

Registro em vídeo

O casal fez questão de registrar o grande momento em vídeo e também por meio de fotos cada momento da vacinação.

Além disso, o casal contou também que terem recebido a primeira dose neste mês já um presente antecipado, pois ambos fazem aniversário no mês de abril, com poucos dias de diferença entre um e outro.

“É importante, significativo. Estamos vivenciando o avanço da ciência e a importância do SUS. O que a gente espera agora é que haja o incremento necessário para que todos tenham acesso à vacina.”

*Foto: Divulgação/Cizico Farias de Sales Mauro Ângelo