Primavera dos Museus: Museu de História Natural integra atividades

Primavera dos Museus está em sua 15ª edição, com programação gratuita em diversas instituições espalhadas pelo país

Nesta semana acontece a 15ª edição da Primavera dos Museus. O evento ocorre em diversas instituições espalhadas pelo país. Entre elas, está o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG.

Primavera dos Museus em Minas Gerais

A UFMG vai promover entre os dias 22 e 25 de setembro atividades remotas e presenciais integradas à 15ª Primavera dos Museus. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

Como será a programação

De quarta a sábado, os educadores do museu mineiro vão guiar os visitantes em um circuito de visitação presencial. Isso inclui caminhada na mata e visita a duas exposições: a de Arqueologia e o Presépio do Pipiripau. Para participar, basta agendar um horário, com opções pela manhã e tarde.

Fotografia

Além disso, a Primavera dos Museus em solo mineiro promoverá o minicurso Fotografia e Arqueologia, na sexta-feira (24). O encontro apresentará as potencialidades artísticas da fotografia, como recurso que extrapola o simples registro do material arqueológico e paisagístico. Neste caso, a atividade será online e oferece 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas pelo site do MHNJB.

Sarau da Primavera

Já no último dia de programação (25), às 18h, a poeta Lara de Paula vai promover o Sarau da Primavera. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do MHMJB no YouTube.

Para isso, Lara reuniu um grupo de pessoas que atuam na interseção de poesia e museus. Além disso, a seleção dos poemas sugere reflexão sobre perdas e recomeços, que é o tema da 15ª Primavera dos Museus.

Programação completa está no site do Museu.

15ª edição

Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Primavera dos Museus. Na ocasião, instituições de memórias e centros culturais de todo o país cadastram propostas de atividades. Isso inclui shows, lançamentos de livros, workshops, festivais, exposições e seminários.

Na edição de 2021, são mais de 680 instituições inscritas. E o tema é: perdas e recomeços. As atividades do evento acontecerão em todo o Brasil entre os dias 20 e 26 de setembro.

*Foto: Divulgação