SBC é pioneira em exame de mamografia com carreta própria

Serviço de mamografia foi inaugurado na segunda-feira (14) pelo prefeito do município, Orlando Morando, promovendo a realização de 1.500 exames por mês, de modo itinerante

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista agora é considerada pioneira quando se trata de oferecer o serviço de exame demamografia a bordo da própria carreta. A iniciativa estará presente em todas as unidades de Saúde do município. Além da presença do prefeito Orlando Morando, compareceu também à cerimônia o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, de vereadores da base aliada e da população local.

Mamografia itinerante

Chamada de “Amiga do Peito”, a Unidade Móvel de Mamografia é mais uma ação atrelada ao calendário do Outubro Rosa e que passou a funcionar logo que foi firmado o acordo de um ano para o uso da carreta na região. Sobre isso, o prefeito afirmou ao portal ABC do ABC:

“Estamos trabalhando com a prerrogativa de que a prevenção é o melhor remédio, assim como o diagnóstico precoce da doença. Com a instalação do novo equipamento, nossa cidade passa a ofertar 4.000 mamografias por mês. Na unidade itinerante serão 1.500 exames por mês”.

Outros municípios do estado de São Paulo também têm realizado ações relacionadas ao Outubro Rosa, é o caso de Barueri, relembre aqui.

Equipamento

O equipamento para a realização de mamografia foi instalado na UPA União, na região do Grande Alvarenga. Este local concentra o maior número de solicitações do exame. Para que a unidade móvel consiga atender toda população, ficou estipulado o seguinte: no decorrer do ano, a cada 15 dias, todos os bairros poderão usufruir do equipamento novo, coforme a demanda.

Para conseguir realizar o exame, será necessário fazer um agendamento. No dia marcado, os atendimentos serão feitos no horário das 8h às 17h. Também haverá uma livre demanda para mulheres de 50 a 69 anos.

Já o resultado do exame de mamografia ficará disponível na UBS de origem da paciente em até 20 dias. No entanto, nos casos de urgência/emergência os diagnósticos serão disponibilizados em até 24h para garantir uma maior agilidade do atendimento da paciente. Dr. Geraldo Reple complementa:

“A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia uma vez ao ano, como prevenção, assim como demais exames ginecológicos. Percebendo alguma alteração na pele da mama, no formato, alguma saliência, em qualquer idade, a mulher deve procurar uma UBS para o correto diagnóstico. O câncer de mama é curável na maioria dos casos, quando descoberto de forma inicial”.

Benefícios da Unidade Móvel de Mamografia

Quem se beneficia com este tipo de serviço é a população, que ainda consegue rastrear e prevenir a incidência do câncer de mama. Além disso, as pacientes que moram mais distantes do centro de São Bernardo passam a ser atendidas também. É o caso da senhora Clemência Viana, de 63 anos, que fez o exame de mamografia de rotina e se surpreendeu com a novidade do serviço, pois “não esperava que seria atendida tão prontamente e tão perto de casa”, afirma.

Custos

A Prefeitura de São Bernardo do Campo investirá na aquisição do novo serviço cerca de R$ 800 mil por ano. Cada exame de mamografia custará R$ 45, conforme o que está estipulado na tabela do SUS. O chefe do Executivo ainda complementou:

“Estamos empenhados em oferecer Saúde de qualidade para a população, com soluções inovadoras e que tragam resultados efetivos”.

Fonte: portal ABC do ABC

*Foto: Divulgação / Gabriel Inamine – PMSBC