Semana Municipal da Juventude de Cachoeiro começa hoje

As atividades estudantis da Semana Municipal da Juventude começam hoje (21) e vão até sábado (27), com direito a eleições de grêmios e homenagens, em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Começa hoje a Semana Municipal da Juventude, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Entre as atividades que movimentarão o evento estão: batalha de slam (poesia falada), eleições de grêmios estudantis e algumas homenagens. No sábado (27), as festividades serão concluídas com uma entrevista na Rádio Comunitária Santo Antonio, com a participação dos integrantes do Conselho Municipal da Juventude.

Semana Municipal da Juventude

A programação da Semana Municipal da Juventude teve início nesta manha com a eleição do grêmio estudantil da escola estadual Maria Angélica Marangoni Santana, localizada no bairro Zumbi. Já na parte da tarde, às 13h30, haverá roda de conversa sobre religião, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça de Fátima, que conta com a participação de jovens representantes de vários segmentos religiosos. Ainda hoje, na Câmara Municipal, a partir das 16h, vai acontecer a entrega de comenda “Arildo Valadão”, que é engajado na luta pelos direitos dos jovens.

No decorrer da semana, outras atividades ocorrerão, focadas no protagonismo e conquista de direitos dos jovens que residem no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Organização

Todas as atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, conforme estabelece a Lei 6582, que instituiu a Semana Municipal da Juventude, com o objetivo de gerar a garantia de direitos e expandir as políticas públicas atreladas a esta parte da população.

Em declaração ao jornal Espírito Santo Notícias, Maria Aparecida Stulzer, secretária municipal de Desenvolvimento Social, afirmou:

 “A programação foi pensada para que os jovens do município participem ativamente das atividades, para trocarem experiências e refletirem sobre temas importantes para esse público e conhecerem melhor as ações governamentais em favor da juventude”.

Políticas públicas para a juventude

A prefeitura de Cachoeiro apostou no decorrer deste ano em uma série de ações ligadas ao público jovem da cidade. Sobre isso, Thiago Elias Tognere, gerente do Centro de Referência da Juventude (CRJ), destacou que entre estas ações estão: a manutenção do CRJ, reativação dos grêmios estudantis na rede municipal e a expansão da iniciativa para a estadual, cadastro no programa ID Jovem, cadastro para o programa Jovem Aprendiz, manutenção do Conselho Municipal da Juventude, a realização de rodas de conversa e a oferta de oficinas via programa Acessuas Trabalho.

Programação da Semana Municipal da Juventude

Segunda (21)

8 h – Eleição do grêmio estudantil da escola estadual Maria Angélica Marangoni Santana, no Alto Eucalipto.

13h30 – Roda de conversa sobre a diversidade religiosa na juventude, no auditório do CRJ, Praça de Fátima (com jovens representantes de religiões de matriz africana, evangélica, espírita e católica).

16h – Entrega da comenda Arildo Valadão, que valoriza o jovem que tem protagonismo nos movimentos estudantis, grêmios e efetivação das políticas públicas da área, na Câmara de Vereadores.

Terça (22)

14h – Palestra show com Mara Amaral (coaching) e participação do músico Vitor Lendários – “Autoestima e empreendedorismo”, no Cras do bairro Jardim Itapemirim.

19h30 – Participação dos alunos da escola Luiz Marques Pinto (Boa Vista), no programa Top Show.

Quarta (23)

8h30 – Palestra sobre como funciona a Câmara Municipal e o papel do vereador, na Escola do Legislativo.

Quinta (25)

8h – Posse do grêmio estudantil da escola Maria Angélica Marangoni Santana.

12h – Tour histórico pela Rádio Cachoeiro para conhecerem o funcionamento da rádio e participar de um programa para se familiarizarem com o programa.

Sexta (26)

19h30 – Batalha de slam, no Circo da Cultura.

Sábado (27)

9h – Entrevista na Rádio Comunitária Santo Antonio, com os membros do Conselho Municipal da Juventude.

Fonte: jornal Espírito Santo Notícias

*Foto: Divulgação