Início Economia Setor de borracha ganha Plano de Desenvolvimento em Diadema

Setor de borracha ganha Plano de Desenvolvimento em Diadema

por Plataforma dos Municípios
setor de borracha ganha plano de desenvolvimento em diadema

O programa para o setor de borracha foi apresentado em três partes: Plano de Desenvolvimento Econômico, explanação do Programa de Incentivos Fiscais e esclarecimento de dúvidas

Na semana passada, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Diadema se reuniu na sede do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus do Estado de São Paulo (Sindibor) para apresentar a palestra “Diadema de Portas Abertas para Sua Empresa”. Durante o evento, foi explicado as três fases do Plano de Desenvolvimento Econômico e dos benefícios que podem receber por meio do Programa de Incentivos Fiscais de Diadema, voltados à instalação de novas indústrias na região. Ficaram responsáveis por toda a explanação, o secretário de Finanças, Francisco Rocha; o coordenador do programa de Desenvolvimento Econômico, Israel Borges de Oliveira; e pelo diretor de Rendas da Secretaria, Michel Ito.

Setor de borracha – Plano de Desenvolvimento Econômico

Para viabilizar o setor de borracha na cidade de Diadema, o Plano de Desenvolvimento Econômico gerou debates iniciados dois anos antes. É o caso do Fórum da Cidade, que discutiu revisar o Plano Diretor, além do estudo de Origem e Destino e a Vocacional, que visam promover o crescimento do município durante os próximos anos.

A elaboração deste plano teve o apoio das entidades: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial e Industrial de Diadema (ACE). Juntos, todos debateram os pontos capazes de garantir o fortalecimento das companhias já instaladas na região. Sobre isso, Francisco Rocha afirmou ao jornal ABC do ABC:

“Diadema quer atrair novos empreendedores que irão colaborar com a capacitação de nossa mão de obra, aumentar a renda e trazer mais conhecimento tecnológico para o município. Nosso plano também estimula as empresas que já estão instaladas na cidade”.

Incentivos fiscais para o setor de borracha

O Programa de Incentivos Fiscais é oferecido pela prefeitura de Diadema às empresas que desejam de instalar na cidade ou que possuam interesse em ampliar seus negócios e gerar mais empregos formais. Além disso, o município possui o melhor de logística da região, por estar perto do Porto de Santos, Rodoanel e aeroportos.

Esta é a maior campanha do gênero já feita em Diadema, que é apoiada pela Lei Complementar 453, de 25/10/2018 e que integra parte do Plano de Desenvolvimento Econômico.

Empresários de Diadema

Desde o começo de agosto deste ano, os empresários de Diadema tem recebido a visita de técnicos da Secretaria de Finanças, ocorridas nas próprias companhias e também no Paço Municipal e em entidades do setor. A intenção é auxiliar na análise de qual é o benefício mais adequado para tal negócio. Nos encontros, os empresários também recebem a cartilha “Programa de Incentivos Fiscais – Diadema de Portas Abertas para sua Empresa”.

Nova lei

De acordo com a nova Lei de Incentivos Fiscais, as empresas industriais, cooperativas e também a de prestação de serviços podem ter acesso a descontos em Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU); no Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); e no Importo Sobre serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Além disso, para as práticas de instalação, expansão, modernização, reativação e da atividade econômica de companhias optantes pelo Simples Nacional, levando em conta a função social e expressão econômica do negócio, também será concedido incentivos fiscais revertidos em descontos do IPTU de 50% pelo prazo de 5 anos.

Fonte: Jornal ABC do ABC

*Foto: Divulgação / Thiago Benedetti

Postagens relacionadas