Início Economia Terceirizados do Poupatempo de SBC contestam pagamento

Terceirizados do Poupatempo de SBC contestam pagamento

por Plataforma dos Municípios
terceirizados do poupatempo de sbc contestam pagamento

Empregados terceirizados do Poupatempo de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, paralisaram parcialmente o atendimento à emissão do RG e do posto do Detran na manhã de ontem (28). São quase 200 funcionários contratados pela prestadora de serviços Alternativa. Foi constatada que a empresa possui irregularidades em relação ao pagamento de benefícios, como vale alimentação e refeição.

Atendimento do Poupatempo paralisado

O atendimento do Poupatempo e Detran ficou paralisado por aproximadamente 40 minutos. No entanto, no começo da tarde já estava normalizado em ambos os setores. E já por volta das 13h, os usuários eram atendidos sem fila.

Segundo os funcionários, que não quiseram se identificar à reportagem do jornal Diário do Grande ABC, a prestadora de serviços Alternativa atrasou o pagamento dos vales alimentação e refeição. O primeiro, no valor de R$ 100, era para ter sido pago no dia 20 de fevereiro. Contudo, há meses que isso só ocorre no dia 5 do mês subsequente.

Já em relação ao vale refeição, no valor de R$ 300, o caso é ainda mais grave. Isso porque a companhia preferiu parcelar o benefício em duas vezes, sendo que a primeira parte foi paga no dia 6, e outra metade, só no dia 21. No entanto, a Alternativa descumpriu o acordou e disse que teria de parcelar a segunda parte, ou seja, dois pagamentos no valor de R$ 75, e que uma parte seria paga ontem (28). Porém, isso não ocorreu, o que resultou na paralisação dos empregados terceirizados, que ainda pela manhã receberam parte do pagamento planejado.

FGTS e INSS também apresentam irregularidades

Fora as irregularidades dos benefícios de alimentação e refeição, colaboradores afirmaram que a prestadora de serviços não realiza os depósitos referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde novembro do ano passado.

Em função disso, a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que é responsável pelo gerenciamento do Poupatempo, questionou a empresa Alternativa. A companhia de processamento confirmou que o atendimento foi parcialmente interrompido, mas que acionou a empresa e “os serviços foram normalizados”. Já em relação aos “cidadãos que não conseguiram ser atendidos foram orientados a reagendar o serviço”, afirmou em nota.

A Prodesp ressaltou ainda que “tomará todas as medidas administrativas previstas em contrato para assegurar a manutenção do atendimento aos cidadãos”.

A reportagem do Diário do Grande ABC não obteve contato com o Sindeepres (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos), que representa a categoria, por telefone.

Em contrapartida, ao ser questionada pelo jornal, a Alternativa afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Diário do Grande ABC

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas