Vacinação no Recife começa com idosos a partir de 85 anos

Nesta quarta-feira (27), começará a vacinação no Recife destinada aos idosos com mais de 85 anos de idade. Para dar início à imunização contra a Covid-19 desse grupo prioritário, a prefeitura abriu desde ontem (26) 65 salas de vacinação em nove pontos da capital pernambucana. Além disso, três pontos de drive-thru foram implementados. No entanto, para agilizar o processo, é necessário agendar a ida a um dos pontos por meio do aplicativo Conecta Recife.

No último dia 17, a vacinação contra a doença começou na cidade de São Paulo, por meio do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Vacinação no Recife

Para agendar a ida ao posto de vacinação no Recife para receber a dose, o idoso deve marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones.

Contudo, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário, tanto pelo site quanto pelo app. Nesta primeira fase, o público alvo é o de pessoas de 85 anos ou mais.

Na sequência, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Mas ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.

Vale ressaltar que este será o mesmo procedimento adotado para os demais grupos de vacinação. A imunização será iniciada conforme o Ministério da Saúde repassar as doses das vacinas aos estados e municípios.

Grupo de idosos de 85 anos ou mais

Os idosos acima de 85 anos serão o primeiro grupo a vacinar nos postos. Segundo a prefeitura, o módulo foi ativado a partir do recebimento do lote de 16.520 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzida pelo laboratório indiano Serum, que chegou a Pernambuco nessa segunda-feira (25).

Os imunizantes chegam em uma hora em que o país enfrenta grandes dificuldades com a segunda onda da pandemia. É o caso de Manaus, que precisou urgentemente de oxigênio hospitalar para tratar dos pacientes mais graves.

Sobre isso, o prefeito do Recife, João Campos, explicou:

“É importante dizer que todos ajudem as pessoas que têm 85 anos de idade ou mais a fazer o cadastro para o agendamento no site do Conecta Recife ou no aplicativo do Conecta Recife. Estas pessoas poderão fazer, de imediato, o agendamento, para poder já na quarta-feira (27) serem vacinadas nos Centros.”

Dados epidemiológicos

Em contrapartida, Luciana Albuquerque, secretária municipal da Saúde, explica que a decisão da Prefeitura do Recife em imunizar esse grupo com a chegada da das doses da vacina Oxford/AstraZeneca foi baseada em dados epidemiológicos de adoecimento e óbitos em decorrência da infecção pela Covid-19.

“A nossa estratégia é para garantir que esse público passe menos tempo possível exposto ao risco, por isso estamos disponibilizando o agendamento, e abrindo vagas em vários pontos da cidade. É importante que o idoso realize o cadastro previamente para facilitar o agendamento da sua imunização. No entanto, aqueles que não conseguirem fazê-lo, poderão receber a dose mesmo assim porque nos centros montados pela prefeitura haverá profissionais para fazer isso.”

Centros de vacinação

  • Compaz Dom Helder Câmara, no Coque
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura

Drive-thru

  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira
  • Geraldão, na Imbiribeira
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária