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Atividade turística em Curitiba ganha incentivo com projeto aprovado pela CMC

por Plataforma dos Municípios
Atividade turística em Curitiba ganha incentivo com projeto aprovado pela CMC

Atividade turística em Curitiba conta com divulgação de vídeos promocionais em cinemas da cidade, com apoio dos vereadores

Na última terça-feira (5), o projeto de lei mais debatido na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi a proposta do vereador Osias Moraes (Republicanos) para incentivar o turismo interno na capital do Paraná. Sendo assim, com 27 votos favoráveis, em primeiro turno, a CMC declarou que apoia a ideia de os cinemas da cidade, antes dos filmes em exibição, mostrarem vídeos promocionais, com um minuto de duração, divulgando pontos turísticos e eventos que serão realizados em Curitiba. “Queremos fomentar o turismo interno, para que os curitibanos conheçam ainda mais a cidade linda em que vivem”, justificou o autor.

Atividade turística em Curitiba

Segundo Osias Moraes, no projeto original, havia a obrigateriedade da divulgação antes dos filmes. Porém, ele afirma que em uma construção com a Prefeitura, tal atividade turística em Curitiba, foi elaborada o substitutivo geral “em que a adoção à divulgação dos vídeos promocionais é facultativa”.

Contudo, na versão aprovada na terça em plenário, e que foi votada em segundo turno, é prevista a regulamentação do programa pelo Executivo, quando ele poderá propor contrapartidas à adesão das empresas de entretenimento à política de incentivo ao turismo interno (005.00248.2021 com substitutivo 031.00038.2023).

Adesão à proposta

Além disso, Osias Moraes agradeceu a contribuição de Alexandre Leprevost (Solidariedade) à proposta, que, por meio de uma subemenda (036.00018.2023), incluiu a divulgação de eventos credenciados pela Prefeitura de Curitiba no rol de temas a serem abordados pelos vídeos promocionais. “Ampliar a promoção dos eventos oficiais aumenta o turismo, beneficiando todos setores que fazem parte desta cadeia de geração de riqueza, da hospedagem à gastronomia”, ratificou Leprevost. E mais seis parlamentares manifestaram-se publicamente a favor da proposta durante o debate em plenário.

Ampliação do incentivo

Vereadores sugerem ainda ampliar incentivo para a Região Metropolitana de Curitiba, como defendeu o vereador Serginho do Posto (União). “É um projeto que tem um impacto muito positivo, e o setor dos cinemas pode muito bem atender essa iniciativa”. Já Herivelto Oliveira (Cidadania) disse que era uma boa ideia e sugeriu o uso do QR Code, nos vídeos promocionais, para facilitar o acesso às informações turísticas.

Na mesma linha, concordou Marcos Vieira (PDT): “Nem todos os curitibanos conhecem tudo que tem na cidade, por isso é importante despertar esse interesse [de fazer turismo na própria cidade]”. Rodrigo Reis (União) também elogiou a proposta e pediu mais divulgação para a Feira da Ordem dentro das iniciativas da Prefeitura de Curitiba, argumentando que não houve comemoração dos 50 anos da atividade na cidade.

Cinemas

Todavia, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), cuja fala teve o apoio de Eder Borges (PP):

“Quem frequenta os cinemas? Não são os turistas de fora, são os curitibanos e moradores da região metropolitana. Logo uma das sugestões é incluir a possibilidade, por meio da Adetur e da Paraná Turismo, que possam ser divulgadas atividades do entorno. Se o público é de Curitiba, pressupõe-se que já conhecem o Jardim Botânico, o Passeio Público e a Feira do Largo da Ordem, então podemos incluir os destinos da região metropolitana.”

*Foto: Reprodução/Google Maps

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