Início Cotidiano Cidade mais urbanística do Brasil: Santos segue como líder

Cidade mais urbanística do Brasil: Santos segue como líder

por Plataforma dos Municípios
Cidade mais urbanística do Brasil: Santos segue como líder

Além de ser cidade mais urbanística do Brasil, baixada santista se destaca como 8º município mais inteligente do país

Na segunda-feira (4), mais um levantamento nacional coloca Santos entre as mais desenvolvidas do País. Prova disso é que a cidade se destacou na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, alcançando a 8ª posição geral do País – subindo cinco posições em relação a 2022 – e na liderança nacional no eixo de Urbanismo, repetindo neste quesito o sucesso da edição passada.

Cidade mais urbanística do Brasil

O estudo sobre a cidade mais urbanística do Brasil foi elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a empresa Necta, e foi apresentado em evento no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo) para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais, incluindo representantes da Prefeitura de Santos.

No caso, o ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme Censo IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Edição 2023

A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades. Entre eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Destaque para a cidade litorânea

Além disso, Santos ficou à frente de diversas capitais de estado, atrás apenas dos municípios de Vitória (7º lugar), Barueri (6º), Niterói (5º), Belo Horizonte (4º), São Paulo (3º), Curitiba (2º) e Florianópolis (1º). O município obteve a 6ª posição geral da região Sudeste e o 4º lugar entre as cidades do Brasil de 100 a 500 mil habitantes. E também ocupa o 4º lugar em Meio Ambiente, 9º em Mobilidade, 12º em Segurança e 16º em Governança.

Líder em urbanismo

Contudo, no quesito urbanismo, a liderança se deu por alguns fatores, como: possuir cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão, investimento per capita de R$ 796,49 em urbanismo e 100% de atendimento urbano de água e 100% de atendimento urbano de esgoto.

Segundo o ranking, o planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, uma vez que seu impacto é maior do que apenas o eixo, e tem repercussão em questões como meio ambiente, mobilidade, governança, segurança e economia.

Durante premiação, o prefeito Rogério Santos disse que o ranking ajuda o município “a balizar as nossas metas, os nossos objetivos. Todos nós, gestores públicos, sabemos que não existe cidade pronta. Qual cidade do mundo estava pronta para pandemia? Mas os rankings nos ajudam a aperfeiçoar as políticas públicas”.

Na ocasião, ele recebeu os troféus ao lado dos secretários municipais de Governo, Fábio Ferraz, e de Infraestrutura e Edificações, Larissa Cordeiro.

Por fim, o chefe do Executivo santista lembrou que Santos é reconhecida com uma das melhores cidades para viver e que a boa posição em urbanismo é uma tradição do Município. “Desde o início do porto organizado, o maior da América Latina, Santos teve o primeiro plano de urbanismo do Brasil moderno, com Prestes Maia. Santos foi a segunda cidade do Brasil a ter iluminação pública e a ter bondes e é pioneira com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”.

Acesso ao estudo

Para conferir o estudo completo com os indicadores de Santos e das demais cidades basta acessar o site da Connected Smart Cities.

Vale destacar que esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.

*Foto: Reprodução/Flickr (Angela Cavina – flickr.com/photos/angelacavina/38214929881)

Postagens relacionadas