Início Cotidiano BRB Fórmula 4 Brasil abre segunda temporada

BRB Fórmula 4 Brasil abre segunda temporada

por Plataforma dos Municípios
BRB Fórmula 4 Brasil

BRB Fórmula 4 Brasil está em busca de novas promessas, após revelar novos talentos

Depois de anunciar que sete jovens pilotos de sua temporada de estreia, em 2022, já estão competindo no exterior, o BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA abrirá seu novo campeonato neste fim de semana, em Interlagos. Serão corridas disputadas neste sábado e amanhã (23). Será a segunda temporada de uma categoria-escola que já nasceu formando talentos para o automobilismo mundial.

Vale lembrar que muitos pilotos brasileiros, hoje consagrados, começaram no kart e partiram para outras categorias. É o caso do piloto gaúcho, Renato Conill, nos anos 1960, e de Rubinho Barrichello, no fim da década de 1980. Inclusive, hoje, seu filho mais novo, Fernando “Fefo” Barrichello (17 anos) também irá competir na F4 Espanhola. Com duas vitórias no currículo, registradas na temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil, Fefo chega à Europa também após um estágio na Fórmula 4 dos Emirados Árabes, com nove corridas disputadas no Oriente Médio.

BRB Fórmula 4 Brasil – segundo ano

O segundo ano do BRB Fórmula 4 Brasil começa na pista que é chamada de “templo do automobilismo nacional”, onde muitas caras novas começam mais uma fase em suas respectivas carreiras, almejando a profissionalização nas pistas brasileiras como impulso para o sonho de atuar no cenário internacional.

Entre os destaques, há duas meninas muito talentosas. Rafaela Ferreira, catarinense de 18 anos, completados neste 18 de abril, vai correr justamente com o numeral 18 em sua estreia na categoria. Vinda do kartismo, a criciumense tornou-se no ano passado a primeira mulher a registrar a pole position na Copa Brasil de Kart, na F4 Graduados, e acumula diversas vitórias e títulos na modalidade.

Já Cecilia Rabelo, mineira de apenas 15 anos, chega à Fórmula 4 na esteira de uma carreira iniciada também em 2022 e já com destaque em campeonatos de kart e também na Fórmula Delta. Os jovens Alexandre Machado, Arthur Pavie, Matheus Comparatto e Mateus Callejas também vão fazer, em 2023, a primeira temporada completa na mais nova categoria-escola do automobilismo nacional.

Os mais experientes

Entre os competidores que trazem um ano de experiência por terem disputado a temporada 2022 da Fórmula 4 estão nomes como Vinícius Tessaro, terceiro colocado no campeonato do ano passado, Lucca Zucchini, Nelson Neto e João Tesser.

Talentos exportados

Contudo, os talentos “exportados” – Campeão da temporada inaugural, com sete vitórias, o brasiliense Pedro Clerot já está pronto para acelerar na F4 Espanhola. Antes, o piloto de 16 anos competiu na versão da categoria-escola dos Emirados Árabes, participando de seis corridas ao todo, em Dubai e Yas Marina.

Vice-campeão da primeira temporada do BRB F-4 Brasil, com três vitórias na competição, Lucas Staico (18 anos) disputa a GB3, uma das principais categorias de formação da Inglaterra. Outro vencedor de corrida na Fórmula 4 Brasileira, Ricardo Gracia Filho (18) será o terceiro competidor do País egresso da categoria a competir na divisão espanhola em 2023.

Aurélia Nobels (16), por sua vez, foi a primeira mulher a competir no grid da Fórmula 4 nacional. Em meio à sua temporada no Brasil, a norte-americana de nacionalidade belga e brasileira venceu a seletiva global FIA Girls on Track — Rising Stars, realizada em conjunto com a Ferrari Driver Academy. Sendo assim, tornou-se a primeira menina brasileira a fazer parte da academia de jovens pilotos da Scuderia Ferrari. Nobels também disputará em 2023 a Fórmula 4 Italiana.

Carreira nos EUA

Por outor lado, Nicolas Giaffone (18), primo de Fefo Barrichello, conquistou três vitórias na F4 Brasil em 2022. Seguindo os passos do pai, Felipe Giaffone, Nic optou por dar sequência à carreira nos Estados Unidos, na USF Juniors. E logo na sua primeira etapa, disputada em Sebring, Giaffone venceu uma corrida, marcou um segundo e um quarto lugar, colocando-se na vice-liderança do campeonato.

Nicholas Monteiro (17) também se mudou do Brasil para os Estados Unidos nesta temporada. Nascido em Sunrise, na Flórida, o competidor acelera na USF Pro 2000, tendo disputado duas etapas, em St. Pete e Sebring.

Transmissão da BRB Fórmula 4 Brasil

As provas do BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA vão ao ar pelo BandSports, Twitch da Tribo do Gaules, canal oficial da categoria no YouTube, Motorsport.tv, Portal High Speed Channel e Twitch do streamer Victor Ludgero.

*Foto: Reprodução/Pixabay (Sergio abujabra Abuja)

Postagens relacionadas