Energia elétrica em Niterói: aumento da conta surpreende consumidores

Aumento da energia elétrica em Niterói gera relatos nas redes sociais, e em alguns casos a conta mais que dobrou

Os valores das contas de energia elétrica entregues no começo deste mês assustaram os consumidores de Niterói. Além disso, nas redes sociais, são muitos os relatos de aumentos expressivos em relação ao mês anterior. Em alguns casos, a conta mais que dobrou.

Aumento da energia elétrica em Niterói

Por outro lado, em várias postagens em grupos da cidade há questionamentos sobre o aumento. São dezenas de comentários de consumidores que também se surpreenderam com o valor. Todavia, em alguns casos, eles relatam que pediram revisão da conta.

Nota da Enel

Em nota, a Enel Distribuição Rio alega que altas temperaturas historicamente resultam em aumento no consumo de energia elétrica. A concessionária diz que em janeiro foi verificado alta de temperatura, especialmente na segunda quinzena do mês.

“Com o forte calor, o uso de equipamentos como ar-condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Ainda, aparelhos refrigeradores, como geladeira e freezer, naturalmente, consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. A empresa orienta e estimula o consumo consciente de energia. Além da alta demanda, vale ressaltar que as tarifas se encontram em bandeira de escassez hídrica, conforme determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira de escassez hídrica foi criada pelo governo em agosto de 2021 e tem o valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora). Ela é cerca de 50% mais cara que a bandeira vermelha patamar 2. De acordo com o aumento do consumo, ainda, a conta do cliente também pode mudar de faixa de ICMS, que é um imposto estadual com as alíquotas definidas pelo governo.”

Como economizar na conta de luz

Em contrapartida, a Enel passa algumas dicas para que haja economia na conta de luz. São elas:

  • dar preferência para lâmpadas LED, que consomem menos e duram até dez vezes mais;
  • ao comprar um eletrodoméstico, verificar se ele tem o Selo Procel de Economia de Energia Classe A;
  • e não ligar muitos aparelhos na mesma tomada, o que pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até acidentes graves.

*Foto: Unsplash